A Administração Pública promove no próximo sábado, dia 26, mais um Dia D de vacinação contra a gripe para os grupos prioritários previstos pelo Ministério da Saúde.

A Administração Pública promove no próximo sábado, dia 26, mais um Dia D de vacinação contra a gripe para os grupos prioritários previstos pelo Ministério da Saúde. A imunização vai ser realizada em três locais: no Salão Comunitário Luterano, no bairro do Parque, que fica na Rua Prefeito Baungartner, 31; no Salão da Comunidade Igreja São João Batista, no bairro Primeiro de Maio, que fica na Rua Augusto Crippa, 336; e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro América, que fica na Rua Raymundo Arrosi, 241. Nos três pontos a vacinação ocorre das 8h às 12h e das 13h30min às 17h.

Poderão imunizar-se gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da Saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, integrantes de forças de segurança, de salvamento e armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, funcionários trabalhando em prisões e unidades de internação, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas em unidades de internação, e população privada de liberdade.

Para abrir a vacinação contra a gripe para toda a população é preciso atingir os indicadores mínimos de aplicação para os grupos prioritários até o dia 09 de julho, quando encerra a terceira e última etapa da campanha. Por isso, é fundamental a prevenção das pessoas contempladas nestas fases.

Para ser imunizado é preciso apresentar o CPF, documento com foto, comprovante de residência se possível, e um comprovante que ateste o exercício da profissão em questão ou um atestado da doença que acomete o paciente. Além disso, pessoas que já foram vacinadas contra a Covid-19, também devem apresentar a carteirinha de vacinação para averiguação da data da aplicação e o consequente cumprimento do tempo mínimo exigido para a imunização contra a gripe.

A imunização contra a gripe para estes grupos seguirá de forma permanente em todos os postos de saúde e unidades que possuem Estratégia de Saúde da Família. Os mesmos funcionam das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h, de segunda a sexta.

Vacinação de crianças
No Dia D, neste sábado, as crianças de seis meses a menores de seis anos e as crianças com comorbidades de seis anos a menores de 12 anos precisam ser vacinadas exclusivamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Central e do bairro América, também das 8h às 12h e das 13h30min às 17h.

Vacinas da gripe e da Covid-19
A campanha da gripe ocorre sem que a vacinação contra a Covid-19 seja interrompida. No entanto, é preciso que o intervalo mínimo entre a aplicação das duas seja de 14 dias. A recomendação é para que aqueles que estiverem com sintomas de gripe ou sintomas relacionados à Covid-19 esperem o tempo necessário de completa recuperação para tomar a vacina da gripe.

Data de publicação: 24/06/2021

Compartilhe!