A Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac passa a integrar a Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes de Saúde (Rede BiblioSUS), que tem como objetivo: ampliar e democratizar o acesso às informações em saúde. Para tanto, as informações são disseminadas por meio do modelo da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e da distribuição da produção editorial do Ministério da Saúde, prezando pela economia de recursos, multiplicidade de opções bibliográficas e eficácia de resultados.

Ao fazer parte da Rede BiblioSUS, a biblioteca municipal passa a receber periodicamente publicações do Ministério da Saúde e, ao mesmo tempo, a ter a possibilidade de alimentar a base de dados Coleção Nacional das Fontes de Informação do SUS (ColecionaSUS). Essa base de dados abriga publicações editadas no âmbito do SUS e fica disponível para consulta na internet por meio da Rede BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) que pode ser acessada através do endereço:https://bvsms.saude.gov.br/.

São objetivos da Rede BiblioSUS:

– fomentar o debate, a interação, a pesquisa e a promoção da saúde;

– ampliar a representatividade da literatura gerada pelas entidades públicas no conjunto das fontes sistematizadas de informação em saúde;

– resgatar a memória institucional de interesse do SUS, de forma que todos os integrantes possam acessar, compartilhar e difundir informações pertinentes à saúde; e

– promover o acesso livre e democrático às fontes de informação em saúde, por meio de serviços e pesquisas em bases de dados nacionais e internacionais.

Junto à inclusão na Rede BiblioSUS, uma profissional da Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac está participando do curso de extensão CAPAGIIC Saúde: Curso de Aperfeiçoamento em Gestão, Informação, Inovação e Conhecimento em Saúde que terminará no mês de julho de 2022.

O curso foi desenvolvido para que os profissionais do Ministério da Saúde e das bibliotecas ampliem as habilidades informacionais relacionadas à recuperação e à extração de informações em diferentes meios e suportes, para otimizar os processos ligados à saúde e à garantia de qualidade de vida para a população brasileira, além de oportunizar a qualificação de serviços, a integração de equipes e a troca de experiência, fortalecendo o trabalho de difusão do conhecimento e ampliação, democratização e universalização e equidade do acesso à informação em saúde.

Com isso, a Biblioteca Municipal se especializará em fornecimento de informação científica em saúde, dando apoio informacional ao SUS em nível municipal.

Data de publicação: 15/06/2021