As obras de restauro da Capela São José, no 1º distrito do município eram reivindicadas há mais de três décadas e finalmente iniciaram em junho deste ano.

As obras de restauro da Capela São José, no 1º distrito do município eram reivindicadas há mais de três décadas e finalmente iniciaram em junho deste ano. Seis meses depois, a primeira igreja de alvenaria edificada pelos imigrantes italianos no Estado, em 1886, foi entregue novamente à comunidade neste domingo, 04. A cerimônia na localidade foi antecedida por uma missa especial e após contou com uma belíssima apresentação do tenor Dirceu Pastori, acompanhado pela soprano Caroline Gobbato e pelo pianista Paulo Johann. Um vídeo com depoimentos dos moradores também foi apresentado. Estiveram presentes autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo, das Soberanas do município, patrocinadores, imprensa e comunidade.

“Hoje estamos aqui na capela restaurada, linda, num momento de alegria. Agradeço a todos da comunidade que me receberam para contar um pouco do significado de tudo isso. Era um sonho muito antigo de todos, pela importância que a Capela tem pra todos nós descendentes de italianos. Não posso deixar de enfatizar o prefeito Claiton, o vice Pedrozo e os demais secretários, o meu direto, Fabiano Piccoli, por estarem do lado, sempre incentivando e cobrando para que as coisas andassem”, enfatizou Denise Paula Colombo, Diretora Municipal de Cultura e Coordenadora do Projeto.

A restauração foi inspirada pelo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da arquiteta farroupilhense Márcia Elisa Busetti. Com a retomada do projeto pela atual administração, as melhorias ficaram sob a responsabilidade do arquiteto Pablo Uez, da Secretaria Municipal de Planejamento. “ Percebi que essa igreja é muito mais que um amontado de tijolos, madeiras, pedras. Ela carrega a esperança daqueles que nos antecederam, estiveram aqui reunidos em prol de uma causa, de uma esperança, e o que fizemos agora, é resgatar a memória que ele nos deixaram. Não só a parte física, mas todo esse anseio, essa esperança. O restauro é isso, é muito mais do que a obra física, é resgatar a identidade das pessoas”, ressaltou.

No mesmo sentido, o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fabiano Piccoli, falou da emoção em poder concluir um pedido antigo de toda uma região. “Desde o início de 2013, quando encontramos esse projeto, o prefeito Claiton me chamava e cobrava. Felizmente, quatro anos depois estamos entregando esse patrimônio, que é do pais, é de todos nós. Estamos muito contentes por estar aqui hoje celebrando mais uma entrega para a comunidade de Farroupilha. Com muita alegria devolvemos esse espaço à comunidade”.

A requalificação tem significativa importância para a história da região, já que enaltece a memória dos imigrantes italianos e a história de fé e trabalho que trouxeram do seu país e deixaram como herança para toda uma população. Por isso, o objetivo é manter viva a missão da Capela, de acolher pessoas, ser um espaço de lazer, integrar a comunidade e compartilhar cultura e conhecimento, como falou o Prefeito Claiton Gonçalves. “ É uma alegria estar aqui para entregar a comunidade esta igreja. É um momento especial, onde cada tijolo, cada peça é carregada de significado. Aqui foi a sede do bispado, pensem que em um momento aqui se gerenciava toda a igreja da região. Esse momento é emocionante por ter essa história de relação com a as famílias, casamentos, batizados, e que eu gostaria que continuasse como um memorial da religiosidade da serra gaúcha. Parabéns comunidade de São José, a igreja é vossa. ”

A primeira fase incluiu a consolidação da obra, ou seja, a garantia da estabilidade da edificação, com a recomposição das fundações, paredes e reforço do telhado, reconstrução das esquadrias, proteção das paredes com tinta apropriada e instalação de rede elétrica para valorização do bem. Para uma segunda etapa, está prevista a reintegração da edificação onde funcionava a Escola Municipal José Bonifácio, reforma dos banheiros e acessibilidade. Já as funcionalidades da Capela serão discutidas juntamente com a comunidade a partir de janeiro de 2017.

As empresas patrocinadoras do projeto são Confeitaria Q´Delícia Ltda Cenci & Cia Ltda., Tramontina Farroupilha S/A, Indústria Metalúrgica Multinova Indústria de Embalagens Plásticas e Cooperativa Vinícola São João Ltda. O investimento é de R$ 330.057,61, via projeto LIC 001814-11.00/12-8 e R$ 93.300,00 de contrapartida do município. As obras estão sendo realizadas pelo LMC Construções ME, empresa vencedora da licitação.

Texto: Renata Parisotto

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 05/12/2016