Mais de quarenta micros e pequenos empresários de Farroupilha participaram, na última quarta-feira, 16, do encontro promovido pela Prefeitura de Farroupilha em parceria com o Sebrae/RS para esclarecer dúvidas sobre a participação em licitações pública...
Mais de quarenta micros e pequenos empresários de Farroupilha participaram, na última quarta-feira, 16, do encontro promovido pela Prefeitura de Farroupilha em parceria com o Sebrae/RS para esclarecer dúvidas sobre a participação em licitações públicas. A atividade faz parte do projeto “Compra Cidade” e assim como as ações futuras tem como objetivo aproximar os pequenos negócios das oportunidades de fornecimento de produtos e serviços para o município, fortalecendo assim a economia local e regional.
De acordo com o Departamento de Compras e Licitações, entre os assuntos que mais geraram questionamentos foram o funcionamento de um processo licitatório, quem pode participar, as formas de divulgação dos editais. Na ocasião, também foi apresentado um diagnóstico, que revela os números da participação de empresas de Farroupilha nas compras em licitações do setor público. Em alguns casos, não houve a presença de nenhuma empresa da cidade e os produtos acabaram por ser adquiridos de outros municípios. Cabe ressaltar que a intenção não é apenas comprar de empresas de Farroupilha, mas sim buscar um equilíbrio. Confira alguns dados abaixo:
Após esse primeiro encontro para esclarecimentos, a Prefeitura e o Sebrae realizam mais uma atividade do projeto: uma capacitação para os micro e pequenos empresários . O curso é totalmente gratuito e será realizado nos dias 28, 30 de novembro e 01 de dezembro, das 18h às 22h30, na sede da Cics Farroupilha (Rua Da República, nº 425, 6º andar, Centro).
No conteúdo abordado estarão os benefícios da Lei Complementar 123/06 e Análise de Risco; pregão presencial com cota de 25%; convite; inovações jurídicas e empate ficto; dispensa de licitação, inexigibilidade e registro de preços. As inscrições devem ser feitas pelo e-mailmichelle@farroupilha.rs.gov.br. As vagas são limitadas. Informações pelo telefone 54.3261.6912. A atividade acontece em parceria com a Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócios (CICS), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilojas, Sindigêneros e o Sebrae/RS.
Farroupilha é a 4ª cidade da serra do Rio Grande do Sul que participa do Programa para aprimorar e ampliar o mercado de compras governamentais na esfera municipal. Entre as atividades que já foram desenvolvidas estão a criação de grupo de trabalho envolvendo todas as secretarias no processo de compra e planejamento; publicação do planejamento de compras anuais; facilitação dos termos utilizados e documentos exigidos em editais para melhor entendimento do fornecedor; ampliação e valorização dos alimentos fornecidos pela agricultura familiar do Município; e capacitação de potenciais fornecedores locais para participação em licitações públicas.
Texto: Renata Parisotto
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Fotos: Departamento de Compras e Licitações
imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 18/11/2016