Foto: DivulgaçãoA Prefeitura de Farroupilha, através das Secretarias de Assistência Social e Cidadania, de Educação e de Saúde, promove na manhã desta quinta-feira, 21, a apresentação do Programa BPC na Escola.

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Farroupilha, através das Secretarias de Assistência Social e Cidadania, de Educação e de Saúde, promove na manhã desta quinta-feira, 21, a apresentação do Programa BPC na Escola. O ato será às 9 horas, no Centro de Atendimento ao Cidadão, situado na Rua 14 de Julho, 713, Centro. Na ocasião, estará presente a consultora do MDS/PNUD, Gianne Cristina dos Reis Ferreira.

O programa BPC na Escola tem como objetivo desenvolver ações intersetoriais, visando garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência, de 0 a 18 anos, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, com a participação da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Tem como principal diretriz a identificação das barreiras que impedem ou dificultam o acesso e a permanência de crianças e adolescentes com deficiência na escola e o desenvolvimento de ações intersetoriais, envolvendo as Políticas de Educação, de Assistência Social, de Saúde e de Direitos Humanos, com vista à superação destas barreiras.

O Programa BPC NA ESCOLA tem quatro eixos principais:

– identificar entre os beneficiários do BPC até 18 anos aqueles que estão na Escola e aqueles que estão fora da Escola;

– identificar as principais barreiras para o acesso e permanência na Escola das pessoas com deficiência beneficiárias do BPC;

– realizar estudos e desenvolver estratégias conjuntas para superação destas barreiras;

– realizar acompanhamento sistemático das ações e programas dos entes federados que aderirem ao Programa.

O Programa tem possibilitado ampliar a discussão sobre as barreiras sociais existentes e não reconhecidas com relação às pessoas com deficiência e construir alternativas para avançar na concepção e na implementação de um ambiente social mais inclusivo que favorece não só os beneficiários do BPC, mas todos os cidadãos.

Texto: Claudia Chiele

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social