Fotos: Claudia Chiele O Centro Municipal de Eventos, no Parque Cinquentenário, ficou praticamente lotado na noite desta terça-feira, 19, quando quatrocentos jovens entre 18 e 29 anos receberam o certificado de conclusão dos cursos oferecidos através ...

Fotos: Claudia Chiele

O Centro Municipal de Eventos, no Parque Cinquentenário, ficou praticamente lotado na noite desta terça-feira, 19, quando quatrocentos jovens entre 18 e 29 anos receberam o certificado de conclusão dos cursos oferecidos através do Programa ProJovem Trabalhador.

A ação, promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Assistência Social e Cidadania e Ministério do Trabalho e Emprego, ofereceu cursos nas áreas de administração, metalmecânica, saúde, turismo e hospitalidade. Além de aulas teóricas, os alunos realizaram visitas técnicas e organizaram eventos, como o “Mix Profissional” promovido pelos coordenadores e estudantes no final do mês de julho.

Participaram da cerimônia o Prefeito Municipal Claiton Gonçalves, o Deputado Federal Giovani Cherini, o Secretário Municipal de Assistência Social e Cidadania Miguel Angelo Silveira de Souza, Fábio Battistello, representando o Ministério do Trabalho e Emprego, e a Coordenadora Executiva da Aldeia Brasil Marta Elena Dassatti.

O Secretário Miguel ressaltou o parque inclusivo com brinquedos adaptados para crianças cadeirantes, uma ideia inovadora executava por um dos cursos. “Em janeiro estaremos colocando no Parque do Pinheiros um produto do curso de metalmecânica, os brinquedos com acessibilidade. Pela primeira vez nesse município, pela primeira vez na região e no estado, e talvez pela primeira vez no Brasil. Nossos alunos, justamente com os professores, desenvolveram um produtor repleto de humanidade, e é isso que nós precisamos”.

Já o prefeito Claiton Gonçalves destacou a importância o ProJovem para o município. “Essa não é uma formatura convencional, essa é uma formatura de cidadania, de inclusão, de preparo para a vida. Estamos trabalhando por uma Farroupilha melhor, e o ProJovem está dentro desse contexto”.

Todos os cursos tiveram duração de seis meses, sendo 100 horas/aula de qualificação social e 250 horas/aula de profissional. Além do estudo, eles receberam um auxílio de R$ 100,00 mensais durante o período cursado, kit escolar, material didático, transporte, lanche, duas camisetas, seguro de vida e certificado.

O Projovem Trabalhador é direcionado aos jovens que estejam em situação de desemprego e sejam membros de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo, que, em virtude de suas condições socioeconômicas, têm maior dificuldade de inserção na atividade produtiva, ou seja, de maior vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho.

Texto: Claudia Chiele

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social