Fotos: Clariana Zanatta/Assessoria de Comunicação Farroupilha é mais um dos municípios do Rio Grande do Sul que aderiu à REDESIM – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios.

Fotos: Clariana Zanatta/Assessoria de Comunicação

Farroupilha é mais um dos municípios do Rio Grande do Sul que aderiu à REDESIM – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. No Estado, o SEBRAE/RS e a Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JUCERGS) são parceiros na implementação da Rede em 16 municípios com o objetivo de simplificar e desburocratizar o registro e a legalização de empresas, beneficiando, inicialmente, mais de 200 mil empreendimentos já existentes, além daqueles que serão constituídos dentro deste sistema.

A assinatura do contrato ocorreu na manhã desta segunda-feira, 18, no gabinete do prefeito Claiton Gonçalves, que teve ainda a participação dos secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo Fabiano Piccoli, e de Gestão e Governo Francis Casali, do Gerente Regional Serra Gaúcha Rogério Rodrigues, do Diretor Superintendente do Sebrae/RS Léo Hainzenreder, do Diretor Administrativo e Finanças do Sebrae/RS Alucir Biasi e do Presidente da CICS Carlos Alberto Paesi.

Para o prefeito Claiton Gonçalves “a REDESIM é um projeto que visa dar mais agilidade ao processo de abertura de empresas, por isso estamos muito felizes em ser um dos primeiros municípios a implantar esse mecanismo de melhoria da arrecadação”.

O Secretário Fabiano Piccoli ressaltou a importância da REDESIM para a cidade. “Está sendo dado um passo muito importante, beneficiando empresários e município com um mecanismo que facilita a abertura de novas empresas em Farroupilha”.

Com a adesão à REDESIM, inicia-se em Farroupilha o trabalho de mapeamento do processo de registro de empresas, identificação de oportunidades de melhorias, desenvolvimento e acompanhamento de um plano de ação para simplificar e desburocratizar este serviço. Após este trabalho, o município iniciará a utilização do Sistema Integrar, disponibilizado pela Junta Comercial, para que o empresário possa fazer a abertura de empresa dele sem sair de casa.

O Sistema Integrar reúne todos os órgãos de registro e licenciamento de empresas, para que, através de um único canal, o empresário possa fazer uma consulta prévia para verificar a viabilidade de utilização do nome empresarial desejado e de instalar a empresa dele no local escolhido. Após esta consulta, será possível também que o empresário dê sequência no registro da empresa, entregando seus documentos na JUCERGS e acompanhando via sistema o andamento do registro e do licenciamento da sua empresa.

A REDESIM

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007 e atualmente está vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa – SMPE.

Benefícios para o município:

Base de dados centralizada e compartilhada;

Incremento dos impostos municipais, através do aumento de formalização de empresas;

Redução do custo operacional das partes envolvidas;

Maior desenvolvimento do município.

Benefícios para o usuário:

Entrada única de dados cadastrais e documentos;

Redução do tempo para registro e legalização de empresas;

Extinção da duplicidade de exigências;

Redução da burocracia através da modernização da gestão municipal;

Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.

Texto: Claudia Chiele

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social