No próximo mês a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Meio Ambiente realizará a Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico. O local de entrega dos resíduos continua sendo no Largo Carlos Fetter, junto à antiga Estação Férrea.

A ação é destinada a pessoas físicas, por isso, empresas não podem fazer o descarte.  Entre os materiais aceitos estão: calculadoras, brinquedos eletrônicos, videogames, celulares, carregadores, equipamentos de informática, vídeo cassete e DVD, televisores e monitores, geladeira, freezer, fogão, lavadora, ar condicionado, e outros.

Os produtos recolhidos são encaminhados à empresa Ambe Gerenciamento de Resíduos Tecnológicos especializada na separação e destinação correta deste tipo de material. A última etapa do recolhimento aconteceu no mês de abril, já a segunda edição está marcada para 16 de agosto. Mais informações através do telefone 54.3261.6932.

O que é lixo eletrônico?

É todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso dos mesmos, este tipo de resíduo tem se tornado um grande problema ambiental, quando não descartado em locais adequados.

Materiais eletroeletrônicos são compostos por grandes quantidades de elementos tóxicos, como metais pesados (mercúrio, chumbo, cádmio e cromo), gases de efeito estufa e substâncias halogenadas (como os clorofurocarbonetos – CFCs).

Texto: Clariana Zanatta

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social