Farroupilha aderiu ao a Olimpíada de Língua Portuguesa 2014 – Escrevendo o Futuro, que desenvolve ações de formação de professores, com o objetivo de melhorar o ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras. A iniciativa premia as melhores produções textuais de alunos de todo o país, através de concurso.

Incentivadas pela Secretaria Municipal de Educação e após a realização de diversas oficinas em sala de aula, 24 escolas se inscreveram, sendo dezoito municipais, cinco estaduais e uma federal.  Foram 90 inscrições de 56 professores, divididas nas categorias poesia, memória, crônica e artigo de opinião.

Até o início do mês de agosto, as escolas deverão selecionar, através de uma comissão julgadora, um trabalho de cada categoria e enviar a Secretaria de Educação, que por sua vez fará a triagem municipal, entre os dias 18 de agosto e 12 de setembro. Devido ao expressivo número de inscritos, o município pode enviar até duas produções por categoria para a etapa regional.  Os resultados finais serão conhecidos no final de novembro.

O projeto é do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.

Texto: Renata Parisotto

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social