Foto: Assessoria Henrique Fontana      O presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Paulo Sérgio Passos, recebeu nesta quarta-feira (25) em Brasília, o líder do governo Dilma na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS) os prefeitos de Rio Grand...

Foto: Assessoria Henrique Fontana

O presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Paulo Sérgio Passos, recebeu nesta quarta-feira (25) em Brasília, o líder do governo Dilma na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS) os prefeitos de Rio Grande, Alexandre Lindenmayer e de Farroupilha, Claiton Gonçalves, para discutir o trajeto da Ferrovia Norte-Sul. Os municípios apresentaram os argumentos em defesa da rota da ferrovia, as alternativas e os planos do Governo Federal para modernizar o atual sistema ferroviário gaúcho.

Conforme Fontana, a comitiva pediu celeridade na definição da rota da linha ferroviária de ligação entre Porto Alegre e Rio Grande. Além disso, o parlamentar defendeu juntamente com o prefeito Alexandre Lindenmayer que o início das obras de modernização do atual sistema ferroviário gaúcho comece por Rio Grande, e assim, chegando até São Paulo. “Este nosso pedido se deve porque se as futuras obras da ferrovia iniciarem por São Paulo, passando por Paraná, Santa Catarina para só então chegar a Rio Grande, os benefícios de cargas que assomam ao Porto da cidade vão demorar mais tempo”, disse Fontana após ter recebido do presidente Sérgio Passos sinalização de apoio a ideia.

Henrique Fontana ressaltou que o Governo Federal estuda a construção de uma nova linha ferroviária que deverá passar pela região central do Estado, ou ainda, pela metade sul, junto à costa doce gaúcha. “O novo modelo de concessão adotado pela presidenta Dilma é feito para um operador e a venda de transporte de carga e de passageiros feito para outro operador. Terminou o modelo de que alguém tinha monopólio, que tinha domínio de toda a ferrovia”, concluiu Fontana.

Ferrovia na serra gaúcha

O deputado Henrique Fontana ainda explicou que a EPL segue analisando seu pedido para que as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Farroupilha e Caxias do Sul sejam incluídas no projeto de modernização da linha ferroviária de ligação entre Porto Alegre a São Paulo. A modernização do atual sistema ferroviário será feita através de trilhos em bitola larga (1,6 m). São trilhos maiores que aumentarão a capacidade de tráfego de passageiros e cargas. De acordo com Fontana, a publicação do edital para as obras da ferrovia ligando a capital paulista a Porto Alegre, passando por cidades como Curitiba-PR, Mafra-SC, Vacaria-RS, Lajeado-RS e Estrela-RS, está próxima do fim. O mesmo cronograma se aplica para a ligação Porto Alegre-São Paulo.

Texto: Assessoria de Imprensa/Deputado Federal Henrique Fontana

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social