Foto: Assessoria de Comunicação/Arquivo   Na última semana, equipes de monitoramento da dengue localizaram o primeiro foco do mosquito transmissor da dengue – Aedes aegypti. A larva foi encontrada no cemitério do Bairro Nova Vicenza.

Foto: Assessoria de Comunicação/Arquivo

  Na última semana, equipes de monitoramento da dengue localizaram o primeiro foco do mosquito transmissor da dengue – Aedes aegypti. A larva foi encontrada no cemitério do Bairro Nova Vicenza.

Conforme a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Paulina Guizzo, em 2013, foram localizados 17 focos, sendo que no mês de março Farroupilha foi considerada cidade infestada pela 5º Coordenadoria Regional de Saúde.

   Com a incidência de dias mais quentes, é preciso que a comunidade redobre o cuidado a fim de impedir que o mosquito encontre ambiente para reprodução. Para isso é preciso eliminar todos os recipientes que possam acumular água, manter as caixas d’ água tampadas, limpar calhas das casas, guardar pneus em lugar seco e coberto, manter as piscinas  tratadas, não colocar lixo em terrenos baldios, áreas verdes  e beira das ruas, acondicionar bem o lixo mantendo o recipiente tampado,escovar os ralos  e bebedouros dos animais semanalmente.

Os ovos do Aedes aegypti podem sobreviver até 450 dias nas paredes secas de recipientes. Já o mosquito vive em media 35 dias e coloca até 400 ovos em superfície de recipientes com água parada.

Medidas preventivas nos cemitérios:

– Os vasos ornamentais devem ser preparados de modo a não conservarem água que permita a procriação de mosquitos;

– Fure os vasos e baterias e coloque areia até a borda;

– Retire os pratinhos dos vasos de flores;

– Elimine a água de todos os recipientes;

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br

54.3261.6923

Data de publicação: 09/04/2014

Compartilhe!