Foto: Assessoria de Comunicação/ Clariana Zanatta Na última sexta-feira, 21 a Prefeitura Municipal recebeu professores da rede pública, municipal e particular de Farroupilha para a apresentação do Seminário – Sustentável.

Foto: Assessoria de Comunicação/ Clariana Zanatta

Na última sexta-feira, 21 a Prefeitura Municipal recebeu professores da rede pública, municipal e particular de Farroupilha para a apresentação do Seminário – Sustentável. O encontro foi realizado no Salão Nobre e abordou o “Projeto Com-Vida” e “Agenda 21” que estará vigorando nas escolas a partir desta data, até 21 de novembro.

Na ocasião, o Prefeito Claiton Gonçalves, deu as boas vindas a todos e parabenizou a iniciativa das Secretarias de Educação e Meio Ambiente, idealizadoras do Projeto. “Temos a responsabilidade de criar um mundo mais sustentável se quisermos deixar algum patrimônio para nossos filhos e netos. A iniciativa é muito valida e nós juntos vamos buscar medidas para garantir esta sustentabilidade.”

De acordo com os organizadores o objetivo das ações é promover o desenvolvimento e a consciência ambiental de alunos, professores e pais, visando à construção de uma comunidade escolar mais sustentável. A atividade Com-Vida é constituída por um professor, um aluno e um membro da comunidade que trabalharão juntos em ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, promovendo intercâmbio entre escola e comunidade, contribuindo assim, para um dia-a-dia participativo, democrático e saudável.

Além disso, o Projeto será responsável pela elaboração de um diagnóstico da situação ambiental da comunidade escolar, a partir do estudo, serão escolhidos três tópicos para desenvolver a melhoria.

A primeira proposta de criar a Com-Vida vem das deliberações da I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, realizada pelos Ministérios do Meio Ambiente e de Educação em 2003, quando os estudantes envolvidos propuseram a criação de Conselhos Jovens de Meio Ambiente, nas Escolas do Brasil. Desde então, foi idealizado o Programa “Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas”.

Já o Projeto Agenda 21 é um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficácia econômica. Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Silvio Marchetto, pode se dizer que esta ação é pioneira no município, por envolver a capacitação de dezenove escolas da rede municipal, estadual e particular ao mesmo tempo.

Data de publicação: 25/03/2014