Em matéria publicada na edição desta quinta-feira, 16, no Jornal Pioneiro,a cidade de Farroupilha aparece como um das que apresenta boas práticas em relação ao Sistema Único de Saúde.

Em matéria publicada na edição desta quinta-feira, 16, no Jornal Pioneiro,a cidade de Farroupilha aparece como um das que apresenta boas práticas em relação ao Sistema Único de Saúde.  Conforme a reportagem de Raquel Fronza, desde o dia 10 de fevereiro, 40 estudantes de cursos da área da saúde, como Farmácia, Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem, Serviço Social, entre outros, analisam o funcionamento do SUS na região.

A avaliação realizada pelos estudantes das faculdades UCS, Fátima e FSG indicam cinco pontos, considerados como boas práticas em Farroupilha:

   O setor de atenção básica é terceirizado, o que garante organização mais eficiente;

  • O Hospital Beneficente São Carlos é o único responsável por alta complexidade em traumatologia na região. Por isso, obter uma cirurgia de alta complexidade se torna mais rápido que uma consulta com o ortopedista, por exemplo;
  • Destaque para o serviço de estratégia de saúde da família nas UBSs, com atendimento completo porque conta com o suporte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF);
  • Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) oferece, diferente dos outros visitados em outras cidades, plano terapêutico singular. Desta forma, o paciente recebe atendimento específico para cada caso, e não padrão aplicado para os mesmos problemas ou dependências.
  • Espera por consultas nas UBSs de Farroupilha é menor graças ao chamado 0800, uma central de pré-agendamento de consultas via telefone que encaminha cada demanda a uma UBS ou ao órgão de saúde mais próximo e rápido para cada especialidade.

(Fonte: Jornal Pioneiro)

A reportagem pode ser conferida na página 16 do Jornal Pioneiro, no Caderno Cidades e também na internet no link:http://migre.me/hYnQv.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br

54.3261.6923

Data de publicação: 20/02/2014

Compartilhe!