Foto: Assessoria de Comunicação/ Arquivo     Nesta segunda-feira, 10, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica iniciou na área urbana do município um levantamento de Índice Rápido (LIRA) contra o mosquito ...

Foto: Assessoria de Comunicação/ Arquivo

Nesta segunda-feira, 10, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica iniciou na área urbana do município um levantamento de Índice Rápido (LIRA) contra o mosquito da dengue. O método simplificado irá gerar informações e dados que possibilitam calcular o índice de infestação pelo mosquito e aumentar a eficácia no combate ao Aedes aegypti. A atividade seguirá até a próxima sexta-feira, 14.

A avaliação é feita por amostragem em 20% dos imóveis existentes térreos em cada quarteirão, sorteados por meio do Programa Nacional de Controle à Dengue. O mesmo prevê a vistoria no primeiro e quinto imóvel do quarteirão.

Já no próximo sábado 15, acontece uma ação de recuperação. A equipe estará no Bairro Cinquentenário visitando as residências fechadas na última inspeção, ocorrida na segunda quinzena de janeiro.  O principal objetivo é diminuir a porcentagem de casas não vistoriadas, para o controle eficaz do mosquito.

A operação iniciará às 07h30 e seguirá até às 11h30, retornando na parte da tarde às 13h até às 17h. De acordo com a coordenadora do Departamento, Paulina Guisso, 514 casas serão conferidas. Em caso de chuva a ação será transferida para o dia 22 de fevereiro.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br