Museu Municipal Casa de Pedra

Endereço: Rua Domênico Fin, s/n, Nova Vicenza

CEP: 95.174-030 | Farroupilha - RS
Atendimento: 8h às 17
de segunda a sexta-feira
finais de semana por agendamento

museucasadepedra@farroupilha.rs.gov.br

Fone: (54) 3261 6914

 


Museu Casal Moschetti

Endereço: Rua Rui Barbosa, 49, Centro
CEP: 95.170-440 | Farroupilha - RS
Atendimento: 8h às 17
de segunda a sexta-feira
finais de semana por agendamento

museucasalmoschetti@farroupilha.rs.gov.br

Fone: (54) 3261.6997

Museus

Museu Municipal Casa de Pedra

 

Localizado em Nova Vicenza, sede do núcleo inicial da Colônia Sertorina, que obteve um rápido crescimento econômico em fins do século XIX, onde hoje se encontra o Bairro Nova Vicenza, o imóvel onde está situado o atual Museu Municipal Casa de Pedra foi construído entre 1890 e 1896 pelo Sr. Domenico Finn. Em alvenaria de pedras regulares aparentes e situada em esquina com declive acentuado, possui porão, primeiro pavimento e sótão.

O andar térreo originalmente servia como casa de negócios, de fato a primeira casa comercial da cidade, e o sótão como habitação da família do proprietário. Houve uma reforma na década de 40, em que a estrutura do telhado foi modificada, as tabuinhas de madeira (scándole) foram substituídas por telhas francesas, a camarinha foi suprimida e as janelas mudadas, entre outras alterações.
A casa de pedra é representativa da arquitetura típica da imigração italiana no Rio Grande do Sul, sendo que o museu Municipal apresenta um acervo de utensílios e móveis que retratam a vida dos imigrantes italianos.

O Museu foi criado pela Lei Municipal 1.321/83 de 27 de setembro de 1983. Foi tombado pelo Patrimônio Histórico no dia 28 de dezembro de 1988, passando a integrar o Patrimônio Histórico e Artístico do Estado nos termos do parecer nº 670/85 da Câmara de Patrimônio Histórico do Conselho Estadual de Cultura e da Portaria nº 05/85 da Secretaria de Cultura do Estado, publicada no Diário Oficial em 09/09/1985.

 

Museu Casal Moschetti

 

O Museu Casal Moschetti, inaugurado em 19 de fevereiro de 1972, localiza-se na casa que pertenceu ao Monsenhor Thiago Bombardelli. Lydia Giannoni Moschetti, italiana naturalizada Brasileira, doou o seu acervo de objetos de decoração de sua residência para a cidade de Farroupilha em homenagem à colonização italiana.

No Museu encontramos uma bela coleção de pratarias, porcelanas, objetos em mármore, móveis esculturados a mão, cristais, uma pinacoteca de diversos artistas, inclusive quadros pintados por Lydia, e uma vasta biblioteca, vários espelhos e uma boneca chamada Lenci que Lydia ganhou como prêmio num concurso de canto em um navio, durante uma viagem à Itália.

Lydia nasceu na cidade de Fuccheiro na província de Toscana na Itália, descendente de família nobre. Devido a problemas familiares veio para o Brasil. Aqui Lydia conheceu o Italiano Luiz Moschetti, engenheiro da FIAT e industrialista, casaram-se em 1921 e fixaram residência em Porto Alegre.

Lydia dedicou-se a obras de caridade, vendeu joias e bens pessoais para ajudar os mais necessitados. Construiu casas assistenciais, realizou diversas obras filantrópicas nos diversos campos. Foi agraciada com 56 títulos honorários e inúmeras comendas. Entre muitas obras merece destaque a criação do Instituto Santa Luzia, escola profissional para cegos e a Fundação do Banco de Olhos. Recebeu o título de Mãe dos Cegos do Rio Grande do Sul.

Lydia Moschetti é uma das mais brilhantes personalidades do mundo assistencial. Além disso fundou e integrou a Academia Literária Feminina. Autora de vários romances: A Sobrinha do Cardeal, Um baile e uma vida, No Altar da Caridade, Morte das Ilusões, Poesias Esparças e A Vida é um Ponto de ?, a Autobiografia, História das Minhas fundações e outros.

Lydia nasceu em 14 de setembro de 1888 e faleceu em 5 de agosto de 1988, com 94 anos em Porto Alegre.

 

CONTATO

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3268.1611

Horário de Atendimento: 9h às 16h

CNPJ 89.848.949/0001-50

OUVIDORIA/FALA, CIDADÃO!

Aplicativo Fala, Cidadão!

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3261.6996 | E-mail ouvidoria@farroupilha.rs.gov.br

Horário de Atendimento: 9h às 16h