ROTEIRO COLONIAL

O interior de Farroupilha é repleto de propriedades acolhedoras, com residências cheias de memórias, belas paisagens, produção agrícola diversificada e cantinhos que oferecem iguarias gastronômicas. Pelas estradas em meio à serra é possível descobrir mais da história dos imigrantes que colonizaram o município e como construíram a identidade de um povo com muito trabalho, fé e perseverança.
O roteiro faz um verdadeiro resgate do modo de vida de quem chegou a esta terra, através das lendas, construções, utensílios rotineiros, artesanato e alimentos típicos de italianos e alemães. Também homenageia à imigração sueca, passando por um acervo encantador e retomando os costumes culinários surpreendentes da cozinha nórdica.
A produção sustentável de sucos e vinhos orgânicos e biodinâmicos entra no roteiro para mostrar a combinação do legado italiano com o respeito ao meio ambiente. E por todo o caminho, é impossível não se surpreender com as pequenas igrejas e grutas, locais de devoção que até hoje unem comunidades. Todo o passeio pode ser feito em cerca de dois dias.  

Sentir o cheiro da grama, escutar o som dos pássaros, provar comidas cheias de sabor, contemplar o movimento das águas que formam uma cachoeira, ouvir lendas em meio à natureza. Por estarem ligadas a um estilo de vida mais sustentável, experiências como essa estão se tornando tendência mundial e abrindo espaço para o turismo rural. A modalidade valoriza o contato direto com a natureza, a simplicidade, a paisagem, a culinária caseira e as tradições das famílias que vivem longe dos centros urbanos.

Além de proporcionar dias diferentes e fazer com quem os visitantes voltem para suas casas com a bagagem cheia de novas energias, o turismo rural é uma possibilidade de renda adicional para as comunidades locais, auxiliando na valorização patrimonial e dos produtos do região e, é claro, contribuindo para a preservação do meio ambiente.  

Pensando nisso, a Prefeitura de Farroupilha, através das Secretarias de Turismo e Cultura e de Desenvolvimento Rural, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha e da Emater/RS-Ascar, firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Assim, trabalhadores rurais que desejavam utilizar suas propriedades como atrativos de lazer e entretenimento e ainda diversificar a renda familiar, iniciaram o curso de Turismo Rural.  

Desde abril de 2017, mais de dez famílias de Farroupilha participaram de dez módulos de qualificação sobre diversos assuntos ligados à temática, como o planejamento, organização da propriedade, implantação de pousadas, acolhida, roteiros, trilhas e caminhadas ecológicas, implantação dos pontos de venda de produtos agroalimentares típicos e de artesanato, cozinha rural, culinária e restaurantes rurais.  

Desses encontros de muito aprendizado, ideias inovadoras surgiram e a raiz empreendedora dos participantes fez nascer um novo roteiro turístico: o Farroupilha Colonial, um verdadeira imersão no modo de vida de quem chegou a esta terra e a fez prosperar, nele sete famílias abrem as portas de suas propriedades para quem quer viver dias especiais em Farroupilha.


ROTEIRO COLONIAL

INFORMAÇÕES AO VISITANTE

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Rua Cel. Pena de Moraes, 566, Centro

(54) 3261.6964 | (54) 3261.6963

turismo@farroupilha.rs.gov.br