Projeto Rodas de Conversas discute com adolescentes assuntos relacionados ao cotidiano

O projeto Rodas de Conversas surgiu a partir da 1ª Conferência Municipal da Saúde da Mulher, realizada no mês passado. Devido aos dados apresentados, sobretudo relacionados a adolescentes, a Coordenadoria da Mulher, através da coordenadora Márcia Georg, pensou nesse projeto piloto. O objetivo é reunir profissionais de diferentes áreas para levar aos jovens adolescentes assuntos relacionados ao cotidiano.

O primeiro “Rodas de Conversas” foi realizado no Colégio Estadual Farroupilha. Cerca de 150 alunos, com idade entre 16 e 19 anos, ouviram de forma clara e rápida os assuntos e puderam interagir com os palestrantes. Divididos em quatro salas de aula, os alunos formam colocados círculos, misturados meninos e meninas. Em cada sala de aula, o palestrante abordou um assunto em específico e como a estrutura onde atua pode ajudar no desenvolvimento desses adolescentes e suas famílias.

Nessa primeira edição participaram profissionais relacionados a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, Secretaria da Saúde, Associação Pró-Saúde, OAB, Saju/UCS e Farmácia Solidare.

Anelize Durão de Oliveira, Assistente Social do Planejamento Familiar, que fica junto ao Centro Especializado em Saúde, falou sobre o planejamento familiar; métodos ofertados pelo SUS (pílulas, injetável mensal, injetável trimestral, DIU, Laqueadura e Vasectomia) e também sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (sífilis e HIV); como funciona o Planejamento Familiar, encaminhado através das unidades de saúde, com entrevista sócio assistencial e grupo educativo.

A Dra. Adriane Lopes, coordenadora do SAJU/UCS Farroupilha, explicou a função da entidade e falou sobre leis que amparam as mulheres e as famílias.

O médico ginecologista e obstetra Dr. Tiago Brunet falou sobre relações sexuais, Infecções Sexualmente Transmissíveis, gravidez, métodos contraceptivos e demais assuntos levantados pelos próprios alunos.  No mesmo espaço, a farmacêutica Francis Somensi apresentou a Farmácia Solidare e falou sobre os anticoncepcionais disponíveis, além de outros medicamentos.

A Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Maria da Glória Menegotto, e a Coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Márcia Georg, explanaram sobre a secretaria e toda a estrutura do Creas, Cras I, Cras II e como acessar esses serviços.

E a Psicóloga e docente do curso de Gestão do Senac/Farroupilha, Magna de Oliveira Brum, abordou o assunto autoestima.

A ideia é levar o projeto Rodas de Conversas não só para adolescentes, mas também para estudantes pré-adolescentes e outros públicos específicos, como por exemplo, uma Roda de Conversas só para mulheres.

 

Texto: Claudia Chiele

Fotos: Adroir Fotógrafo/Assessoria de Imprensa

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br