Reestruturação, planejamento e trabalho marcaram os primeiros 100 dias de governo

O segundo mandato do Prefeito Claiton Gonçalves está sendo marcado pela reestruturação, pela revisão de processos, pela criação de três novas Secretarias e pela implementação de uma nova forma de governo. Nestes 100 primeiros dias, completados na segunda-feira, 10, muitos desafios foram alcançados e o resultado do trabalho da equipe já começa a aparecer. Confira, a seguir, o levantamento das principais ações, números e realizações das Secretarias, a projeção de ações futuras e a avaliação do Prefeito nestes três primeiros meses de 2017.

Palavra do Prefeito Claiton Gonçalves

 “Com a reestruturação do governo no início deste ano, conseguimos implementar “novas” secretarias: a de Esporte, Lazer e Juventude, a Secretaria de Turismo e Cultura e a de Desenvolvimento Social e Habitação. Formamos ótimas equipes com um grupo que tínhamos no passado e colocá-las para funcionar. E está andando muito bem.

Na habitação está se buscando áreas de terra para construção de novas moradias, no turismo capitaneamos o primeiro encontro de secretários da área, temos eventos e nossos equipamentos de turismo compõem o nosso diferencial, por meio de um apelo forte de esporte de aventura, contemplação, religião, compras, apelos que fazem com que recebamos por ano um número maior de visitantes do que a região das hortênsias. Isso tudo nos motiva a trabalhar.

Tivemos um incremento no IPTU, melhorando o valor venal dos imóveis. É importante garantir que não faremos inferências, mudanças nos valores nesse mandato, mas resgatamos 25 anos de atraso. Com esse incremento vamos fazer ações importantes, como a reconstrução da cidade, com respeito as áreas viárias, o calçamento em parceria com moradores, investimentos em educação, entre outras.

Inclusive estamos aguardando decisões jurídicas referentes às duas escolas de educação infantil, nos bairros Belvedere e América, que estão paradas por conta da empresa responsável pelo Pró- Infância. Se não conseguirmos na Justiça a retomada delas, nós vamos fazer esse investimento, aproveitando a estrutura já erguida. Isso é um compromisso que assumimos.

Queremos continuar crescendo no desenvolvimento econômico. Alcançamos a emissão da maioria dos alvarás em 48 horas, servindo de modelo para cerca de 30 municípios que estão hoje em Farroupilha aprendendo como isso foi realizado e mais adiante será com o alvará digital.

Dentro desse escopo de desenvolvimento, buscamos cada vez mais nossa vocação para o tratamento de resíduos urbanos. Exemplo é a Ecofar, que trabalha para ser mais ágil e próxima da comunidade. Temos ainda o projeto do Parque Tecnológico, um fermento para buscar empresas de desenvolvimento de tecnologia e trazer o meio acadêmico para Farroupilha. 

Na saúde estamos em um novo momento para o Hospital São Carlos, distante das velhas políticas. Garantimos os 12 milhões de reais e colocamos mais um milhão extra para ajudar a construir um novo São Carlos. Quando apresentamos novas Unidades Básicas de Saúde, oferecemos cidadania, um modelo novo e de qualidade.

 Na área de infraestrutura trabalhamos com a possibilidade da usina de asfalto. O projeto já está encaminhado e se aguarda a viabilidade financeira em Brasília, através das emendas parlamentares. Ela mudará a história de Farroupilha, influenciando diretamente na qualidade de vida do cidadão. Nesses 100 dias estamos plantando boas sementes

100 dias de trabalho: Confira as ações realizadas pelas Secretarias Municipais

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E HABITAÇÃO

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação realizou quase 13 mil atendimentos nos primeiros meses de 2017, em todas as unidades prestadoras de serviço, além dos benefícios oferecidos. Em investimentos por meio do Fundo Municipal do Idoso, foram aproximadamente R$ 500 mil em diversos programas e projetos voltados para a melhor idade. Além disso, a pasta busca aumentar a oferta de moradias por meio de programas federais e, até mesmo, projetos de iniciativa da municipalidade. “Tem sido um grande desafio estar à frente da secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação. Temos trabalhado muito para reestruturar os espaços físicos, as equipes de trabalho e os serviços prestados pela Secretaria e pelas unidades de atendimento”, destaca a Secretária Maria da Gloria Menegotto. 

Principais Ações

  • Realização de estudos, reuniões e visitas em municípios para desenvolver projeto habitacional próprio do município para suprir a demanda por moradias em Farroupilha;

  • Desenvolvimento de projeto para contemplar a faixa 1,5 do Minha Casa, Minha Vida em área do município, juntamente com atualização cadastral das famílias para adequação;

  • Entrega de matrículas para moradores do bairro São Roque, por meio do programa More Legal;

  • Atendimentos – 12,7 mil pessoas entre CRAS I e II, CREAS, Centro de Convivência de Idosos São José, Coordenadoria da Mulher, Albergue, Bolsa Família, e demais benefícios e ações;

  • Aprovação de Projetos do Fundo Municipal do Idoso (FMI) no total de R$ 481 mil; Projeto Querer Bem no valor de R$ 180 mil – atendimento de 150 pacientes com média de 16 mil fraldas por mês; Projeto de Acessibilidade – R$ 160 mil – continuidade de obras de acessibilidade; Aquisição de veículo para o Projeto Turismo e Cultura para Idosos – R$ 60 mil; Projeto Capacitação e Inclusão digital para Idosos – R$ 16 mil; Aquisição de equipamentos Centro São José – R$ 15 mil; Aquisição de materiais para Projeto Ginástica para Idosos R$ 50 mil.

Ações futuras

Implementação do Banco Social;

Mudança de endereço do CREAS para prédio próprio;

Realização da IX Conferência Municipal de Assistência Social;

Conclusão da regularização nas Linhas Jansen e Paese, Vida Nova e Vila Rica.

SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA

Entre as diversas ações da nova secretaria de Turismo e Cultura, está o planejamento e o desenvolvimento de ações para aprimorar e ampliar o turismo em Farroupilha, além de garantir mais atrativos e desenvolvimento cultural na cidade. Neste sentido, os primeiros meses de governo foram voltados para a estruturação da pasta e equipe, além de desenvolvimento e participação em diversos eventos e projetos turísticos e culturais.  Por ser uma nova secretaria o foi um período de adaptação, planejamento e conversas o trade turístico buscando a integração do poder público e a iniciativa privada para o crescimento e desenvolvimento do setor turístico e cultural do município”, diz o Secretário Francis Casali. 

Principais ações

  • Apoio, realização e participação em diversos eventos para aprimorar a estrutura de atrativos turísticos, atrair turistas e fomentar a cultura. Entre as atividades, Carnaval do Moscatel, Maratona Cultural, Exposição “Nós Árvore”, retomada das atividades da Escola Pública de Música, Projeto Parque Musical todos os dias, nos meses de fevereiro e março, e 1º Encontro das Secretarias de Turismo da Região Metropolitana da Serra Gaúcha;

  • Atividades de qualificação de colaboradores, imprensa e hoteleiros, bem como equipe da secretaria. Continuação dos estudos dos Caminhos de Caravaggio;

  • Retomada das obras da Pista de Caminhada de Caravaggio e do Museu Casa de Pedra.

  • Elaboração do Calendário de Eventos 2017.

Ações Futuras

6° etapa da Pista de Caminhada de Caravaggio;

Novo evento temático no mês de junho;

Revitalização da Rua Júlio de Castilhos;

Festival do Moscatel e Fenakiwi;

Apoio na Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO

Com uma visão estratégica para o crescimento e desenvolvimento urbano de Farroupilha, a Secretaria de Planejamento tem buscado agilizar os processos tanto internos quanto externos. Entre os destaques da atuação, está o atendimento e resolução de aproximadamente 80% das demandas chegadas por meio da Ouvidoria da Prefeitura. Para o Secretário Deivid Argenta, o novo mandato possibilita novos desafios.  “Estou empolgado com os desafios deste novo mandato. A equipe é fantástica, o que possibilita analisar a realidade da cidade, avaliar os caminhos e construir um referencial futuro em diversas áreas de atuação, sempre focando o lado racional da ação”.

Principais Ações

  • Desenvolvimento e revisão dos fluxos de trabalho do município, visando dar celeridade aos processos internos e externos, elaboração de diversos projetos como da rua Júlio de Castilhos, Museu da Imigração Italiana, pavimentações da estrada que liga ao Salto Ventoso, entre outras atividades;

  • Nos três primeiros meses a Secretaria elaborou mais de 30 projetos e analisou mais de 800 processos. Trabalhou em adequações importantes na legislação;

  • A Ouvidoria deu encaminhamento e solucionou mais de 300 demandas de moradores, o que corresponde a uma média de 80% de efetividade.

Ações futuras

Diminuir ainda mais a burocracia interna da Secretaria, ajustando os trâmites para agilizar o atendimento das demandas. Com os recursos disponíveis, direcionar para as solicitações mais latentes da comunidade, sempre pensando numa melhor qualidade de vida, através de projetos arrojados como, por exemplo, a revitalização do centro da cidade. Investimento para aprimorar o atendimento de demandas da comunidade por meio da Ouvidoria. Implantar o Programa de Modernização da Administração Tributária (Pmat).

SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO RURAL

Voltada para a qualidade e produtividade do interior de Farroupilha, por meio da agricultura e pecuária, a Secretaria de Desenvolvimento Rural tem atuado na utilização de maquinário para garantir condições de trabalho aos agricultores. Entre as principais ações deste primeiro trimestre está o subsídio da silagem, onde foram empreendidas mais de 430 horas de máquinas para a atividade. “Avançamos muito no cronograma estipulado pela secretaria. Reformamos o material e equipamentos que necessitavam de manutenção e conseguimos aumentar os serviços e atender as demandas solicitadas. O trabalho é contínuo, além das máquinas diariamente em funcionamento, estamos acompanhando os demais projetos da secretaria, garantindo o desenvolvimento e aprimoramento que nosso povo do interior merece e precisa”, ressalta o Secretário Ricardo Bicca Ferrari. 

Principais ações

  • Nas propriedades do interior do município foram cerca de 850 horas de trabalho empregadas entre serviços de retroescavadeira, trator de disco e grampo e silagem. Apenas na silagem foram cerca de 430 horas. A previsão é ultrapassar 1,2 mil horas de trabalho em silagem até maio. Parte do custo é subsidiado pela secretaria;

  • Outro destaque é o convênio firmado com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), através do curso de Agronomia, que está oportunizando a troca de experiências entre agricultores e alunos do curso. Cinco famílias do 4º distrito foram selecionadas pela Secretaria para receber o serviço de análise de solo, realizado pelos estudantes;

  • Na piscicultura, foram comercializados mais de 1,5 mil alevinos e alevinões, incentivando e aprimorando a produção.

Ações futuras

Realização da Fenakiwi, junto a estruturação do Pavilhão 3, voltado para a agricultura;

Reestruturação das Feiras do Produtor e Agroecológica, procurando melhorias para as mesmas;

Continuidade do projeto com a UCS para os próximos semestres, onde mais propriedades serão contempladas pelo convênio;

Contratação de Médico Veterinário e engenheiro agrônomo;

Campanha de aumento de arrecadação, através do Talão do Produtor.

SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA

Os esforços da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda estão voltados para a atração de novas empresas, investimentos e, com isso, manter forte a economia do município, gerando emprego e renda para os trabalhadores. O principal destaque da Secretaria, que vem sendo modelo a ser seguido, é a agilidade na emissão de alvarás de funcionamentos, que é garantido em até 48 horas, em média, para mais de 80% dos casos. Fazemos uma avaliação positiva do ponto de vista do trabalho em equipe, pela sua qualidade e também positivo pela possibilidade de integrar a secretaria à comunidade, por meio das entidades organizadas. Destacamos neste início, a repercussão positiva do exemplo que Farroupilha implantou na emissão de alvarás com o prazo médio de 48 horas”, comemora Roque Severgnini. 

Principais Ações

  • Destaque para a emissão de alvarás, com tempo médio de 3,01 dias no total, sendo que 82,5% são emitidos em até dois dias úteis e outros 10,3% entre 3 e 5 dias;

  • Emissão de 188 novos CNPJs, dos quais 54% (102) são de Micro Empreendedores Individuais. Considerando que ocorreram 86 baixas dos cadastros, o saldo positivo ficou em 102 novas pessoas jurídicas;

  • Confecção de mais de 1,5 mil carteiras de Identidade, entre primeira via (568), segundas vias (1.022), isentas, idosos, etc. Também foram emitidas 615 Carteiras de Trabalho, e os dados de empregabilidade tiveram saldo positivo de 425 novas vagas preenchidas entre janeiro e fevereiro.

Ações futuras

Estão em andamento, o levantamento de todas as áreas públicas do município com fotos e número de matrículas, que somam no total 226 para possíveis estudos de empreendedorismo, além da elaboração da Lei do Fundo de Taxas e da Lei Kiss e a análise legal da retomada dos terrenos doados no distrito industrial do Santa Rita, que eventualmente não cumpriram com as determinações previstas em Lei.

SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Com a missão de atuar no planejamento, organização, articulação, controle e avaliação das políticas municipais de gestão pública e coordenar a política de gestão de pessoal, entre outras atividades, a secretaria tem uma função mais estratégica dentro do governo e vem buscando o desenvolvimento de projetos e ações para garantir mais eficiência na prefeitura. O desafio da secretaria tem sido fazer uma gestão eficiente na qual o cidadão saiba que os seus recursos estão sendo muito bem aplicados”, ressalta o Secretário da pasta, Vandré Fardin.

Principais ações

  • Desenvolvimento de estudos para tornar possível a implementação da Guarda Municipal;

  • Programa do Desafio 10, que visa tornar mais eficientes todas ações desenvolvidas;

  • Finalização dos estudos para realizar o monitoramento e rastreamento dos veículos do Município;

  • Início do processo de inventário patrimonial do Município.

SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE

O trabalho neste primeiro trimestre foi voltado à estruturação da Secretaria e de seus serviços. O quadro de professores e horários foram reorganizados, a fim de aumentar o número de alunos atendidos pelas escolinhas esportivas; o painel eletrônico do Parque Cinquentenário foi substituído e o ônibus para o transporte de crianças e jovens voltou a rodar com segurança. Além disso, a pasta se dedicou à manutenção de praças de lazer e a ouvir os usuários que frequentam a piscina pública, por meio de uma pesquisa de satisfação. “É uma secretaria que está ainda em fase de adaptação e planejamento, pois ela iniciou os trabalhos no 1º dia de 2017. Tem seu principal objetivo manter as atividades atuais aumentando a sua qualidade, e planejar um 2018 a partir do próximo verão com um aumento significativo de ofertas de esporte, lazer e recreação aos munícipes”, planeja o Secretário Sedinei Catafesta . 

Principais Ações

  • Estruturação física da Secretaria;

  • Reativação da quadra de areia, pintura da pista de caminhada, implantação de caminhadas orientadas e da hidroginástica na piscina pública, no Parque dos Pinheiros;

  • Melhorias em espaço público do bairro Cruzeiro, drenagem na quadra de areia do bairro São José, reforma na Praça Latina no bairro São Luiz; doação de material esportivo para crianças carentes no bairro Ipanema;

  • Organização dos jogos estudantis 2017 e torneios esportivos voltados aos estudantes, além de apoio a torneios esportivos, através da cedência de espaço e auxílio na premiação;

  • Intermediação do passe livre estudantil do Estado;

  • Aumento do número de crianças atendidas pelo DMEL.

Ações futuras

Melhorias na piscina pública: Após a realização da pesquisa de satisfação com os usuários foram identificados pontos que podem ser melhorados. Busca de recursos para os reparos para a próxima temporada.

Melhorias no Ginásio Cinquentenário: reparos na iluminação externa, das quadras, das arquibancadas, dos banheiros e vestiários;

Criação do Centro da Juventude: Estudo da criação e implantação no antigo Posto de Saúde do Bairro 1º de Maio. A ideia é oferecer diversas atividades de contraturno. Construção de praça e quadra de areia.

Construção da quadra de vôlei de areia no Parque dos Pinheiros; Realização do 2º Juventude Pensando no Futuro; Remodelação do Fundel; Projeto Mais Verão 2018: 90 dias incessantes de lazer, recreação e atividades esportivas;

Projeto Virada Esportiva: programação de esportes, recreação e lazer, possibilitando que a população se aproprie dos espaços públicos, praticando atividades físicas, durante 24 horas ininterruptas num final de semana.

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

Além de promover atividades que despertem a consciência ambiental dos farroupilhenses, especialmente através da educação, a Secretaria de Meio Ambiente se dedica também a muitos processos administrativos, como a liberação de licenças ambientais de instalação e operação, sempre visando a garantia da proteção do meio em que vivemos, além de estar sempre atenta às melhores formas de crescimento sustentável da nossa cidade. “Buscamos sempre atender às demandas do cidadão farroupilhense, visando melhorar a qualidade de vida através de ações cotidianas. A Secretaria conta com uma equipe altamente qualificada que busca atender e respeitar à legislação. Desta forma, acreditamos estar colaborando com as metas propostas de desenvolvimento sustentável do município”, diz o Secretário Rudimar Elbio da Silva.

Principais Ações

  • Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico;

  • Semana da Água, que alertou sobre o consumo consciente e visita de estudantes a estação de tratamento;

  • Palestra para alunos do Senai sobre manejo de resíduos e aterro sanitário;

  • Trabalho em parceria com Associação de Recicladores e Ecofar;

  • Entrada de 584 processos entre licenças de operação e instalação, licenciamentos, fiscalizações, entre outros;

  • Departamento de Controle e Proteção Animal: 250 atendimentos clínicos, 52 castrações, 3 cirurgias eletivas, 58 denúncias; Organização do funcionamento do Posto de Castração; Revisão das tratativas com entidades de proteção aos animais; Criação do plantão para atendimento de maus tratos e parceria com órgãos de segurança para atendimento em ocorrências.

Ações futuras

Departamento de Controle e Proteção Animal: Castrações agendadas por bairros; Criação do Fundo Municipal de Controle e Proteção da Defesa Animal (em análise jurídica); Tratativas para convênio com a UCS e com a FSG; Projetos Recolhimento das Pets e Projeto Solidare Pet; Estudo da Lei de Defesa e Recolhimento dos Cavalos; Parceria para cirurgias eletivas de alta complexidade e Raio X e auxílio na implantação do Centro de Amparo Animal.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A preparação para o início do ano letivo sempre demanda muito planejamento e muitas ações da pasta. Com a realização de um processo de seleção simplificada, a Secretaria iniciou o ano letivo com todas as turmas atendidas por seus respectivos professores, bem como os alunos que necessitaram de monitoramento estão sendo integralmente atendidos. Destaque também para a logística do transporte escolar e a distribuição da merenda que estão totalmente organizadas. “Nosso objetivo maior sempre será trabalhar muito pela qualidade da educação pública. Buscamos alcançar cada vez mais essa possibilidade de que professores, alunos e comunidade escolar compartilhem esse sentimento de pertencimento, onde todos se tornam sujeitos das suas conquistas. Estamos com um olhar voltado para o futuro, e é desta forma que pretendemos implementar as ações relacionadas ao fazer educacional do município de Farroupilha”, relata a Secretária Elaine Giuliato. 

Principais Ações

  • Expansão do programa Atitude Cidadã que engloba Educação Fiscal, Financeira, e Diretos e Deveres do Consumidor;

  • Inauguração da ampliação da Escola Municipal Angelo Venzon Neto;

  • Continuação da obra de reconstrução da Escola Carlos Paese que incendiou em 2015;

  • Mais de 250 crianças inclusas na etapa creche neste ano, mantendo os 1098 atendimentos;

  • 8.300 atendimentos desde bebês de 04 meses até adultos matriculados em turmas de EJA;

  • Mais de R$ 100 mil em aquisição de materiais permanentes para nossas escolas;

  • Capacitações das Equipes diretivas das EMEIS, dos Supervisores e Orientadores escolares, das Cozinheiras, Auxiliares e Higienizadoras e dos professores e professoras da rede.

Ações Futuras

A secretaria está em constante formação e aprimoramento de seus recursos humanos e investindo na manutenção e ampliação de seus 38 prédios. Um dos próximos passos é o aumento do atendimento de contra turno escolar através da ampliação do espaço físico adjacente ao Centro Ocupacional Senador Teotônio Vilela aumentando a capacidade em aproximadamente 90 atendimentos/dia.

SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS

Neste primeiro trimestre, entre todos os trabalhos executados pela Secretaria de Finanças, destacou-se o trabalho da equipe no processo de alteração da planta de valores, o que impactou na cobrança do IPTU. Durante cerca de 25 anos não se corrigiu a base de cálculo da planta genérica de valores e o aumento que vinha ocorrendo era por meio de alíquota. Além de ser uma necessidade apontada pelo Tribunal de Contas, pois não se pode abrir mão dessa receita, também se tratou de uma ação de justiça tributária. “Vivemos em uma cidade com um mix econômico que a protege em momentos como o que nos encontramos. As ações desta secretaria sempre estarão voltadas à construção e implementação de políticas que venham manter a saúde financeira do município, permitindo assim que sejam mantidos os serviços públicos em educação, saúde, assistência social, entre outros. Em conjunto com a equipe da secretaria, demais pastas e sob o comando do Prefeito, o trabalho estará sempre voltado à justiça tributária e ao devido retorno dos tributos em serviços, ao cidadão”, ressalta o Secretário Benami Spilki. 

Principais Ações

  • 4405 protocolos abertos através do Departamento de Expediente, uma média de 1322 atendimentos ao mês;

  • 107 Habite-se analisados e calculados, média de 33 por mês;

  • 7855 atendimentos registrados por senha, média de 2358 atendimentos por mês.

Ações Futuras

Na busca do atendimento à vontade do público, uma das ações que serão implementadas pela Secretaria é a parceria com o Procon. Os fiscais irão até os mercados e supermercados e farão, através de um equipamento eletrônico, a coleta do preço aplicado no caixa e o compararão com o preço constante na prateleira, protegendo assim o cidadão.

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO, INFRAESTRUTURA E TRANSITO

A meta da Secretaria era se reorganizar em 90 dias, com muito planejamento e esforço de toda a equipe de trabalho. O objetivo foi atingido e, no primeiro trimestre diversos atendimentos foram feitos e muitas melhorias de infraestrutura urbana e rural realizadas. “A Secretaria recebe muitas demandas, vindas de todos os setores. É uma pasta executora. Buscamos sempre atender a todos os pedidos que chegam até nós para resolver os problemas dos cidadãos e sempre com muita franqueza os colocamos a par da situação. Já conseguimos colocar a casa em ordem, arrumamos máquinas, colocamos o britador em funcionamento, retomamos importantes projetos e assim vamos tocar o barco.”, afirma o Secretário Fernando Silvestrin.

Principais ações

  • Conserto de todo o maquinário, como caminhões, retroescavadeiras, patrolas e demais reparos;

  • Reativação do britador: 6679 m³ de brita e pó de brita;

  • Atenção especial à iluminação pública: mais de 500 atendimentos;

  • Patrolamento de mais de mil quilômetros de estradas do interior e urbano;

  • Retomada do Programa de Asfaltamento Rural (PAR) com objetivo de concluir a abertura das estradas das comunidades contempladas;

  • Calçamento em parcerias com moradores: estão em andamento 15 mil m³ de pavimentação;

  • Pintura, troca de placas e manutenção das vias do município;

  • Qualificação da tubulação das ruas;

  • Conclusão da 6ª etapa de asfaltamento da estrada que liga ao Parque Salto Ventoso.

Ações futuras

Asfaltamento de diversas vias da cidade;

Asfaltamento em trecho da Coronel Pena de Moraes;

Instalação de Semáforos na Rua Papa João XXIII;

Projeto da Usina de Asfalto;

Projeto para substituição das luminárias nas ruas por lâmpadas de LED;

Continuidade das atividades de patrolamento, do PAR e calçamentos em parceria.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Trabalho em equipe e a integração entre os serviços de saúde do município para o diagnóstico da situação do município. É assim que a Secretaria Municipal de Saúde vem trabalhando para melhor atender o cidadão. Nesse trimestre, a pasta focou em frentes como o Hospital Beneficente São Carlos, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o SAMU, além, é claro, da organização da própria Secretaria e campanhas voltadas à prevenção e à proteção dos cidadãos. “Enfatizamos o trabalho em equipe e a integração entre os serviços de saúde. Serviços esses que tem como parâmetros os indicadores fornecidos pelo novo método de gestão, onde é possível diagnosticar a real situação de saúde do nosso município. Com estes indicadores, é possível elencar prioridades e planejar ações para qualificá-las de acordo com as demandas. Percebe-se também que se necessita de ações emergenciais para otimizar os recursos em função do não comparecimento dos usuários nas consultas, exames e procedimentos agendados (constatando-se em média 20% de faltantes nos agendamentos) o que nos faz diminuir a capacidade de oferta bem como o desperdício de recursos que poderiam ser melhores empregados. A meta agora: trabalhar para manutenção dos serviços de Atenção Básica, qualificando-os ainda mais, ampliar a oferta de serviços especializados, abrir a UPA, resgatar os serviços no nosso hospital, para fins de melhor servir a nossa comunidade”, relata a Secretária Rosane da Rosa. 

Principais ações

  • Hospital Beneficente São Carlos (HBSC) – Integração da Secretaria com a Prefeitura, através do grupo formado pelo Conselho do Hospital e a CICS Farroupilha em busca de nova estruturação do hospital; Viabilização de contratação de uma empresa de consultoria para diagnosticar o presente e projetar o futuro do HBSC; Viabilização da retomada dos serviços de cirurgias eletivas junto ao HBSC; Aporte de recurso extra contrato de R$ 1 milhão aprovado junto à Câmara de Vereadores de Farroupilha;

  • Unidade de Pronto Atendimento 24hs (UPA 24hs) – Adequação das salas da UPA para instalações do SAMU; Visita Técnica à UPA 24h de Venâncio Aires; Encaminhamento de licitação de subestação de energia elétrica; de licitação para compra de Gerador de Energia e de plano de trabalho a fim de angariar recursos junto ao Governo do Estado para equipação da UPA;

  • SAMU – Lançamento do Projeto Samuzinho para as escolas: que visa orientar crianças e professores a realização de primeiros socorros e identificar situações de risco; Viabilização da entrega da nova ambulância cedida pelo Ministério da Saúde ao SAMU Farroupilha;

  • Organização e informatização do setor de transportes: além de organizar o setor viabiliza o faturamento dos transportes dos pacientes junto ao Ministério da Saúde;

  • Organização da Semana Municipal de Saúde + Dia Mundial da Saúde + Ação Solidária: ofereceu diversos exames à população, bem como a realização de campanha de coleta de donativos para o HBSC;

  • Com a implantação do Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saúde é possível trabalhar com indicadores em saúde. Nestes 100 primeiros dias foram: Disponibilizadas mais de 2,6 mil Consultas Especializadas; mais de 27 mil Consultas na Atenção Básica (investimento de R$ 201.177,50), destas, mais de 23,7 mil são consultas médicas; mais de 27 mil exames de laboratório (investimento de R$ 131.779,50); Executados mais de 200 procedimentos cirúrgicos;

  • Realização da Campanha/Censo da Febre Amarela no interior;

  • Implantação de novos módulos informatizados pelo novo Sistema de Gestão como: SIPNI (vacinas) e farmácia.

Ações Futuras

Conferência Municipal de Saúde, Saúde da Mulher e Vigilância;

Campanha da Influenza 2017;

Organização do Dia de Doação de Sangue junto as empresas do município em maio;

Habilitação da Equipe de Saúde Bucal UBS Cruzeiro junto ao Ministério da Saúde;

Habilitação do Programa de Atenção Domiciliar junto ao Ministério da Saúde;

Avaliação externa do 3º Ciclo do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica);

Elaborar plano de ação para diminuir o número de faltantes tanto em consultas como exames: hoje chega a 19,95%;

Nova licitação para prestação de serviços na Atenção Básica;

Chamamento de Concurso Público: Equipes de Estratégias de Saúde da Família;

Chamamento de novos Agentes de Combate a Endemias;

Abertura de Processo Seletivo para Agentes Comunitários de Saúde;

Abertura de Concurso Público: Médico Auditor e Médico Autorizador;

Sistema de informática/implantação: Integração de SISPRENATAL; Visitas Domiciliares pelos Agentes Comunitários de Saúde; Prontuário Eletrônico.

Ecofar

“A ECOFAR encontra-se em um momento de profissionalização da estrutura administrativa e operacional. Em seu primeiro ano de trabalho houve a aprovação dos serviços prestados por parte da comunidade. Passado esse primeiro momento é hora de vislumbrar o futuro. O objetivo, portanto, é preparar a empresa para os novos desafios e para todas as possibilidades que a empresa poderá proporcionar em benefício de Farroupilha”, avalia o Presidente Flavio Lopes.

Principais Ações:

  • Mudança de endereço do escritório central aproximando-nos da comunidade;
  • Autonomia operacional através da desvinculação dos serviços de operação terceirizados;
  • Ampliação das atividades através da prestação de serviços de manutenção e embelezamento das praças e parques públicos;
  • Manutenção e aprimoramento dos serviços prestados através da efetivação de serviços de:

Roçadas: 470 Km em vias públicas com ênfase ao acesso rodoviário a Farroupilha pela roçada efetuada na RS122 e RST453.

Coleta de resíduos domésticos (orgânico):   3.000 toneladas

Coleta de resíduo seletivo:  950 toneladas

Capina mecanizada e Pintura de meio fio: 1.600 KM

  • Adequações técnicas do Aterro Sanitário as exigências da FEPAM;
  • Obras destinadas a conclusão da nova célula de operação do Aterro Sanitário.
  • Ações na área da Educação Ambiental:

Ação de conscientização do Dia Mundial da Água com ênfase nos resíduos;

Ações permanentes de Educação Ambiental com vistas de seis escola ao Aterro Sanitário;

Ações de educação ambiental in loco (escolas de educação infantil);

Apoio às ações de Descarte dos resíduos eletroeletrônicos em apoio a SMMA;

Ação de conscientização sobre o descarte voluntário dos resíduos das escolas Municipais destinados a Associação dos Catadores.

Ações Futuras

Conclusão da estruturação da empresa para ampliação dos serviços prestados bem como do mercado de atuação habilitando-a a participar de licitações em diferentes esferas de governo;

Estabelecimento de parcerias com entidades de ensino e pesquisa voltadas ao desenvolvimento de projetos e novas tecnologias   para a eficiência no tratamento e disposição final dos resíduos;

Busca contínua de melhorias nos processos de separação e destinação final dos resíduos da cidade com vistas a reciclagem e a reutilização destes resíduos como matéria prima;

Investir em campanhas de educação ambiental evitando que resíduos recicláveis sejam destinados ao aterro sanitário através de ações voltadas a:

  • melhorar a separação nas residências;
  • diminuir os volumes de resíduos aterrados;
  • Incentivar a pratica da compostagem dos resíduos orgânicos nas residências;
  • melhorar a renda dos recicladores conveniados com a empresa; e,
  • contribuir com a manutenção e recuperação do meio ambiente.

Buscar parcerias com a sociedade em geral, empresas, entidades, instituições de ensino, associações e outros no sentido de encontrar soluções inovadoras para a destinação de resíduos eletrônicos, linha branca, móveis, entulhos e todo o tipo de resíduos produzidos na cidade.

Buscar parceiros e soluções para destinação de resíduos perigosos como pilhas, baterias e lâmpadas.

Firmar parcerias com empresas e instituições para a prática da logística reversa.

 

 

Texto: Renata Parisotto e Tomaz Graciliano

Fotos: Adroir Fotógrafo

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

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