Festival de cinema começa hoje com filme de Teixeirinha

Filmes sobre a cultura gaúcha serão exibidos até a sexta-feira e no dia 18.

Começa nesta terça-feira, dia 12, mais uma edição do Festival Gaúcho de Cinema durante as atividades do Farroupilha Bem Gaúcha. Serão cinco dias de apresentações, sempre às 18h, de títulos que contam um pouco da história do Rio Grande do Sul através de documentários, curtas e longas-metragens.

Hoje, às 18h desta terça-feira será apresentado o longa “A quadrilha do Perna Dura”. Estrelado por Teixeirinha, a obra de ficção sonora conta a história onde o protagonista se apaixona por Mary Terezinha, a melhor gaiteira e trovadora do local. Uma quadrilha comandada por um homem manco ataca a região, inclusive em um baile. No final, Teixeirinha descobre quem estava por trás dos ataques do bando.

Na quarta-feira, será apresentado “Adelar Bertussi: O Tropeiro da Música Gaúcha”. O documentário musical fala sobre a trajetória do músico que é ícone na Serra Gaúcha e em de todo o estado. Para produzir o material, a equipe de filmagens acompanhou Bertussi durante quatro anos na sua fazenda, no Rodeio de Vacaria e em Nova Iorque.

A trajetória de Nésio e Francisco Alves Corrêa, mais conhecidos pelo público como Gildinho e Chiquito, é retratada no filme “Os Monarcas – A Lenda”, que será exibido na quinta-feira, dia 14. O filme é ambientado em 1945 e mostra com emoção a vida dos irmãos que estudaram acordeom na Escola de Belas Artes de Erechim, iniciaram a carreira musical como dupla animando pequenos bailes na região do Alto Uruguai e apresentaram por muitos anos o programa “Assim Canta o Rio Grande”, na Rádio Erechim.

Na sexta-feira, dia 15, o curta-metragem “Um Certo Capitão Rodrigo”, adaptação farroupilhense do terceiro episódio do romance “O Continente”, da trilogia “O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo. No mesmo dia será apresentado o episódio com Luiz Carlos Borges da série “O Milagre de Santa Luzia”. O conjunto de documentários apresentado por Dominguinhos retrata os diversos estilos de sanfoneiros de todo o Brasil, apresentando os músicos e suas origens.

No último dia de apresentações, o Festival Gaúcho de Cinema apresenta “Teixeirinha na Trilha da Justiça”. A produção fala da história de um menino que decidiu vingar a morte de seu pai. Vagando pelo mundo, ele encontra emprego em uma fazenda, onde revela segredos de seu passado.

Texto: Tomaz Graciliano
Imagens: Reprodução
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
tomazgraciliano@farroupilha.rs.gov.br