Fenakiwi terá a democratização de acesso à cultura com a doação de ingressos

Beneficiários do Cadastro Único e Bolsa Família podem retirar tíquetes gratuitos no Ceac até dia 4/08

Como uma festa democrática, que trará a diversidade da produção e da cultura de Farroupilha para o palco, a Fenakiwi 2017 inova garantindo acesso à população de baixa renda com a distribuição gratuita de até 10% dos ingressos para beneficiários do Cadastro Único e Bolsa Família, população considerada de baixa renda previamente cadastrada no município de Farroupilha. Dessa forma, a festa vai beneficiar a população de todas as camadas sociais da comunidade, abrangendo todas as faixas etárias que terão acesso à cultura, à arte e também à grande feira da diversidade. A festa ocorre no parque Cinquentenário de 20 de julho a 6 de agosto, aos finais de semana. No dia 20 de julho, quinta-feira, data de abertura do evento, a entrada será gratuita para toda a população.

Os ingressos serão distribuídos até o dia 4 de agosto, das 09h às 12h e das 13h30 às 17h na Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizada no Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac). Para retirada dos tíquetes, os beneficiários deverão apresentar o cartão Bolsa Família e documento de identificação (RG ou CPF), ou o número do CAD Único NIS e assinar documentação específica.

O benefício de ingressos doados dão direito à entrada no parque Cinquentenário, local de realização da Fenakiwi e sua programação cultural, mas não serão válidos para o show de Humberto Gessinger e para o Festival Sertanejo Amigos do Boteco, que terão a comercialização de ingressos com valores diferenciados. A venda dos ingressos para terceiros é proibida.

A democratização de acesso à programação cultural da Fenakiwi é uma iniciativa da proponente do projeto, Moraes Produtora, em parceria com a Prefeitura Municipal de Farroupilha, por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social.

O projeto da 22ª Fenakiwi, Festa Nacional do Kiwi 2017, está inscrito no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) pelo número 17.0164 e foi aprovado pelo Ministério da Cultura (Lei Federal, Rouanet), que prevê em sua democratização de acesso o mínimo de 10% dos ingressos distribuídos gratuitamente para a população de baixa renda, conforme Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991 e Instrução Normativa nº 01, de 24 de junho de 2013, Art. 28.

A Festa
A Fenakiwi 2017 traz o sabor da diversidade com muitos shows, diversão, gastronomia e uma exposição da diversidade econômica de Farroupilha. A festa deste ano promete marcar época, dando espaço para uma grande feira anual a partir de 2018, evento de transição, que apresentará o maior destaque da cidade: o moscatel. Farroupilha é o maior produtor de uvas moscatéis, e agora apresenta seu novo produto, presente nos vinhos e espumantes moscatéis premiados em todo o mundo.

O evento é realizado pela Prefeitura de Farroupilha, Ministério da Cultura e Governo Federal, em uma promoção cultural conjunta da Moraes Produtora e AM9 Produções, através da Lei de Incentivo à Cultura. A 22ª edição do evento marca a última realização da festa neste formato e busca privilegiar a diversidade da economia local, enaltecendo as malhas, o vestuário, os calçados, a produção agrícola, a fruticultura e o setor metal mecânica, sobretudo. A partir de 2018, Farroupilha terá um novo evento que será realizado anualmente.

Serviço:
O quê: Fenakiwi 2017
Quando: de 20 de julho a 6 de agosto.
Sextas-feiras das 14h às 22h. Sábados e domingos das 10h às 22h.
Onde: Pavilhões da Fenakiwi – Parque Cinquentenário – Farroupilha – RS
Ingressos: R$ 10 normais e R$ 5 antecipados e meias-entradas. Crianças até 10 anos não pagam
Ingressos gratuitos: No dia 20/07 na abertura da Fenakiwi, no dia 28/07 para idosos e dia 04/08 para crianças até 12 anos.

Patrocínio: Grendene, Tramontina, Corsan, Caixa e Roseflor
Apoio: ITM, Ecofar, Hotel Di Capri, Sicredi, Pixel Comunicação, Anselmi, Frigofar
Produtor Cultural: Moraes Produtora e AM9 Produções
Realização: Prefeitura Municipal de Farroupilha, Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil Ordem e Progresso.

Contato:
facebook.com/fenakiwi
54 3208.3755 – fenakiwi@am9producoes.com.br
54 3261.6963 – turismo@farroupilha.rs.gov.br
www.fenakiwi.com.br

 

 

Texto: Tomaz Graciliano
Foto: Adroir Fotógrafo
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
tomazgraciliano@farroupilha.rs.gov.br