Comitiva busca recursos ao Hospital São Carlos junto a Secretaria Estadual da Saúde

Uma reunião com o Governo do Estado para buscar mais recursos para o Hospital São Carlos foi proposta no último dia 30 de junho pela Comissão Intergestores Regional (CIR) da Região 26. O encontro, que acontece mensalmente de forma itinerante, reúne secretários municipais de saúde de toda a região.

Atendendo então a essa demanda, o Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA) da Secretaria Estadual da Saúde recebeu a comitiva composta pela Secretária de Saúde de Farroupilha, Rosane da Rosa, prefeitos e secretários de São Vendelino, Feliz, São Marcos, Antônio Prado e Ipê, municípios atendidos pelo Hospital São Carlos. O presidente da Câmara de Vereadores, Fabiano Piccoli, e mais nove vereadores também marcaram presença, além da superintendente do Hospital, Janete Toigo, o presidente da CICS, Daniel Bampi, e o presidente da OAB Farroupilha, Rafael Colloda. A reunião foi conduzida por Francisco Zancan Paz, Secretário-adjunto da Saúde do Rio Grande do Sul.

Uma das propostas sugeridas pela comitiva foi a inclusão do Hospital São Carlos no programa Porta de Entrada, que possibilitaria um incremento de R$ 200 mil por mês. Porém, Francisco Paz explicou que o prazo para adesão encerrou em agosto de 2015, mas se comprometeu em buscar um novo formato para garantir esse recurso à casa de saúde. Atualmente, o Estado repassa cerca de R$ 90 mil por mês.

A Secretária Rosane da Rosa avalia de forma satisfatória essa reunião. “Foi um encontro muito positivo em que o Estado se comprometeu em buscar um novo formato de repasse de recursos ao hospital São Carlos. E quero enaltecer a união de todos que participaram do encontro em prol do hospital.”

Texto: Claudia Chiele

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Foto: Gabriel Venzon/Câmara de Vereadores

claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br