Escolas

EMEF Primeiro de Maio

A Escola Municipal de Ensino Fundamental 1º de Maio iniciou suas atividades no dia 7 de abril de 1987, funcionando anexa à Escola Municipal de 1º Grau Santos Dumont. Na época, atendia cerca de 180 alunos, de pré-escola à 4ª série.

Em 11 de novembro de 1987, foi oficializada como Escola Municipal de 1º Grau Incompleto 1º de Maio. A partir de 1º de janeiro de 1999 sua denominação foi alterada para Escola Municipal de Ensino Fundamental 1º de Maio. No ano de 2017, foram comemorados os 30 anos de funcionamento da instituição.

Atualmente, a escola 1º de Maio atende 601estudantes, da Educação Infantil aos 9ºs anos, e possui 57 funcionários, entre eles, 46 professores.

A equipe diretiva é formada por Odair José Lavandoski, como diretor, tendo  Ivana Zangalli na vice direção do turno da manhã, e Elisangela Regina Picoli é a vice diretora do turno da tarde. A equipe conta com o apoio da professora Deisi Meri Menzen na orientação educacional do turno da manhã, e da professora Rudinéia Dornelles Ribeiro na orientação educacional do turno da tarde. Marli Gasperin atende no Serviço de Orientação Educacional e a professora Renata Elenir Bellaver coordena o Projeto Crescer na escola.

Entre as atividades comemorativas e culturais realizadas pela escola, fazem parte o Dia da Família, a Festa Junina, o bingo e o desfile cívico no bairro e no centro da cidade.

Projetos:

Projeto Crescer: A escola, através do suporte da Secretaria Municipal de Educação, conta com o apoio pedagógico do Projeto Crescer, que atende os alunos com dificuldades de aprendizagem e necessidades especiais.

Banda Musical 1º de Maio: A Banda 1º de Maio foi idealizada e constituída em 2009, completando 9 anos de atuação e composta por 45 integrantes.

Contraturno Escolar: Atende aproximadamente 190 alunos.

Plástico do Bem e Com Vida

Conquistas:

A Escola 1º de Maio já conquistou muitas premiações no Concurso Artístico “Farroupilha Bem Gaúcha” em modalidades como dança, canto, poesia e música, nos anos de 2015, 2016 e 2017. Em 2017, os grupos representando a escola conquistaram o 1º lugar na dança pré-mirim, 1º lugar mirim e 2º lugar juvenil. Também em 2017, As alunas Tainara e Débora tiveram seus textos escolhidos pelo projeto no Jornalista Por Um Dia, Jornal Pioneiro.

Uma das alunas conquistou o 3º lugar no concurso do desenho da capa do Guia O Vermelhinho”.  A escola também teve participação e destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática. Em 2016, a aluna Brenda de Veiga recebeu menção honrosa e, em 2017, obteve uma medalha de bronze.

Nos esportes, no ano de 2017, o time de futsal mirim feminino foi vitorioso, alcançando o primeiro lugar. O segundo lugar foi para o futsal infantil feminino. Os alunos também participaram do “Guri Bom De Bola” tendo como título o terceiro lugar no futebol de campo feminino.

Blog da escola http://escolaprimeirodemaiofarroupilha.blogspot.com.br.

Endereço: Rua Wilson Tartarotti, 356 – 1º de Maio

Diretor: Odair José Lavandoski