Escolas

EMEF Nossa Senhora Medianeira

Antigamente, em 1976, existia no Bairro Medianeira um salão comunitário onde aconteciam as festas e as celebrações católicas. Em 1981, foi construída uma igreja com a colaboração dos moradores, onde passaram a ser celebrados os encontros religiosos.

Mais tarde, em 1989, a comunidade construiu um novo prédio para o salão comunitário, em outro lote urbano, ao lado da Igreja. O antigo prédio seria destinado para a criação de mais uma escola pública de ensino, visto que no Bairro Medianeira já existia uma escola, mas devido à demanda de alunos que vinham desta localidade e também das proximidades, tornava-se urgente a criação de outra instituição que pudesse atender a este público alvo.

Desta maneira, o antigo salão começou a sofrer reformas.  Foram organizadas quatro salas de aula e uma secretaria para a nova escola. No início de sua criação, em 1989, a escola tornou-se apenas uma extensão da instituição que já existia no Bairro Medianeira. Não havia servente, nem merendeira.

As professoras que atuavam na escola precisavam ausentarem-se da sala de aula para prepararem o lanche dos alunos, e juntamente com os alunos, realizavam a limpeza do prédio e tudo o que a ele pertencia.

Abaixo dos alicerces que sustentavam o antigo salão comunitário, que foi transformado em escola, passava um córrego, que acumulava lixo jogado pelas pessoas. Os detritos acabavam por fixarem-se nos pilares de sustentação da escola, e entupiam o córrego, o que causava o alagamento do terreno.

Novas reformas tornaram-se urgentes e imprescindíveis para a continuidade dos trabalhos. A mantenedora (na época intitulada Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Farroupilha), procedeu a estas mudanças. Foi retirado o assoalho de madeira para a canalização do córrego e passagem dos detritos.

Após a efetivação desta galeria, o assoalho da escola foi refeito de alvenaria, como também foram construídas mais duas salas de aula e uma sala para a biblioteca.

Em 1990, o início do ano letivo foi adiado, era o primeiro ano de funcionamento da instituição. Quando as docentes chegaram na escola, perceberam que as classes ainda estavam nos corredores, não havia materiais pedagógicos para o desenvolvimento das aulas (não havia giz, apagadores, algumas lousas ainda não estavam fixadas nas paredes). A decisão de adiar o começo das aulas foi combinada com professores e alunos.

Após a organização das salas de aula, e da aquisição de materiais pedagógicos necessários no transcorrer do ano letivo, as crianças retornaram para a escola e deram início às aulas.

Os anos foram passando e a escola foi crescendo, como também o seu público alvo (docentes e discentes), deixando de ser um anexo da escola que já existia no Bairro Medianeira. Para esta mudança, a comunidade escolar reuniu-se em assembleia juntamente com a Mantenedora desta instituição de ensino, nomeando-a como “Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Nossa Senhora Medianeira”, que atualmente denomina-se “Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora Medianeira”.

CONTEXTUALIZAÇÃO

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora Medianeira caracteriza-se por ser uma escola pública, da rede municipal de ensino na cidade de Farroupilha – RS, e iniciou suas atividades em março de 1990, conforme Decreto Estadual de Criação: 1.851 de 18/05/1989.  A Mantenedora é a Secretaria Municipal de Educação deste município. Atualmente é constituída pela Educação Infantil (04 e 05 Anos), 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Esta escola está localizada no bairro Santa Catarina, onde grande parte da população é formada por pessoas provenientes de outras cidades, que refletem os seus modos de pensar e agir, seus hábitos e costumes no ambiente escolar.

A escola funciona no turno diurno (manhã e tarde), ocupando seis salas de aula, uma sala em anexo à EEEF Padre Rui Lorenzi (para atendimento as turmas de Educação Infantil 04 e 05 anos), Sala de Professores, Refeitório, Cozinha, Biblioteca e Laboratório de Informática articulados, Sala de Apoio Pedagógico e de Recursos Multifuncionais, Sala de Direção e Secretaria geminadas, área coberta para apresentações artísticas e assembleias, sanitários para ambos os gêneros. A escola não dispõe de um espaço propício para a as atividades físicas (não há a existência de um ginásio e/ou uma área coberta – quadra -, com assoalho apropriado para a prática de Educação Física).

Atualmente a escola conta com aproximadamente 263 alunos efetivamente matriculados. Sua clientela, em sua maioria, provém dos Bairros Medianeira, Santa Catarina, Cruzeiro e São Roque, nesta cidade.

Rua Ernesto Fetter, 629 – Bairro Santa Catarina – CEP: 95177-028

Telefone: (54) 3268.2031

Diretora: Cristiane Brambilla de Matos

Atende da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.

E-mail: escolamedianeira@farroupilha.rs.gov.br

escolamunicipalmedianeira.blogspot.com.br