Parabéns Biblioteca Pública Olavo Bilac por seus 80 anos!

17 de outubro de 2020 20:11

O dia 17 de outubro é uma data muito especial para o município de Farroupilha pois é marcado pela celebração do aniversário da querida Biblioteca Pública Olavo Bilac que no ano vigente comemora seus 80 anos de história.
A Olavo Bilac possui papel fundamental em nossa sociedade, com a função de proporcionar o desenvolvimento intelectual, proliferar o conhecimento para crianças e adolescentes e preservar a cultura local, sendo um espaço físico de essencial importância para o desenvolvimento do município. Ela foi criada por meio do decreto nº 6, em 1940, pelo então Prefeito Tenente Januário Dutra, naquele período o Instituto Nacional de Leitura incentivava a criação de Bibliotecas em todo país. Mas só em 19 de novembro de 1941 que a Biblioteca foi inaugurada oficialmente, localizada em uma das salas da então sede administrativa municipal, pelo Prefeito Prefeito Nelson Schneider, em uma cerimônia que contou com a apresentação de um quadro do escritor brasileiro Olavo Bilac, que em 1960 foi homenageado e a Biblioteca passou a se chamar oficialmente de Bliblioteca Olavo Bilac.
Ao longo destes 80 anos a Biblioteca ocupou três endereços, o primeiro na Coronel Pena de Morais onde esteve por 67 anos, o segundo na Rua da República, junto ao Salão Paroquial, onde ficou de 1969 até 1981, e depois retornou ao primeiro endereço e desde 2017 está localizada na Rua Treze de Maio.

A biblioteca além de ser um local de preservação do conhecimento é refúgio para cultivar e alimentar a imaginação e a criatividade, onde se cria e se recria mundos, personagens e momentos, é onde se tem contato com o passado e o futuro, podendo ser o inicio, o meio ou o fim de uma bela história.
Uma grande história que foi construída por muitas mãos, por muito trabalho e também por muito amor, por isso, essa homenagem estende-se a toda a comunidade, aos jovens e profissionais que contribuíram nestes 80 anos da Biblioteca Pública Olavo Bilac.

Imagem: Divulgação Biblioteca Pública Olavo Bilac

Texto: Renata Agazzi