Farroupilha está entre os três municípios referência em educação pública do RS

29 de junho de 2020 15:20

DCIM\101MEDIA\DJI_0163.JPG

O município está entre as três cidades gaúchas que no último dia 25 de junho receberam o selo Bom Percurso, do estudo ‘Educação que faz a diferença’. Esta certificação é resultado da pesquisa conduzida pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), em parceria com o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e com os 28 Tribunais de Contas do País com jurisdição na esfera municipal.

De acordo com o estudo, a educação pública municipal é reconhecida em suas práticas voltadas para o aprendizado dos estudantes como um todo. A rede municipal ao adotar medidas para compensar as desigualdades do meio, incentiva a frequência escolar dos estudantes e avanços consistentes na aprendizagem ao longo da escolarização.

O estudo identificou bons resultados na aprendizagem dos estudantes e nos níveis de proficiência. A pesquisa analisou indicadores como aprendizado dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, segundo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2017), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) atual e evolução desde 2005 e taxas de aprovação, conforme o Censo Escolar. De acordo com os pesquisadores, os resultados são influenciados também pelo modo como são enfrentados os desafios de gestão escolar e de sala de aula nos diferentes contextos.

O presidente do CTE-IRB, Cezar Miola, destacou que o levantamento visa identificar boas práticas no ensino público que possam ser disseminadas pelo país, gerando aprendizados para novos modelos de políticas públicas.

As visitas dos auditores e coleta de dados foram feitas na Secretaria Municipal de Educação e Escolas Municipais de Ensino Fundamental Ilza Molina Martins e Oscar Bertholdo, escolas selecionadas a partir da metodologia de pesquisa aplicada pelos auditores. Na oportunidade, a EMEF Santa Cruz também recebeu a visita.

Este reconhecimento de boas práticas em educação é representativo de todo o trabalho da rede pública municipal de ensino e extensivo a todos os profissionais escolares.

No Rio Grande do Sul foram reconhecidos outros dois municípios, Carlos Barbosa e Ijuí.

E-mail: imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Foto: Adroir Fotógrafo