Seduc destina alimentos da merenda para estudantes da Rede Municipal

27 de abril de 2020 13:43

Os kits foram montados mediante a compra de alimentos por parte da Secretaria de Educação, aliados aqueles contidos em estoque nas escolas

Considerando o Decreto Municipal nº 6,742, de 02 de abril de 2020, que suspendeu as aulas até dia 30 de abril, a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com o setor de alimentação escolar e ciência do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), conforme ofício nº 02/2020, em que solicita a devida distribuição dos alimentos a fim de evitar desperdícios pelo vencimento, resolveu destinar aos alunos matriculados nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental, Escolas Municipais de Educação Infantil e Centros de Atendimentos Integral, os alimentos adquiridos e distribuídos pela Secretaria Municipal de Educação através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e recursos próprios do município de Farroupilha.

Esta aquisição foi realizada para o preparo da alimentação que seria servida aos alunos nos meses de março e abril. No entanto, em função da suspensão das aulas, estes alimentos não seriam aproveitados na escola e, assim, vimos a necessidade de doação dos mesmos aos estudantes.

Cada escola entrou em contato com alunos que acreditavam ter uma situação vulnerável e realizou a distribuição através de um termo, em que consta o nome do aluno, quantidade de alimentos e assinatura do responsável.

Considerando a nova legislação do PNAE, LEI Nº 13.987, DE 7 DE ABRIL DE 2020, que altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, a Resolução nº 2, de 9 de abril de 2020 e orientações para a execução do PNAE durante a situação de emergência decorrente da pandemia do coronavírus (COVID-19), recebida no dia 14 de abril de 2020, ficou definido em reunião com o Secretário de Educação Vinicius Grazziotin, no dia 15 de abril de 2020, algumas estratégias e cronograma para distribuir os alimentos.

Nos dias 23 e 24 de abril foram realizadas as entregas de kits nas escolas, conforme cronograma – além de entregas diretas às famílias que não conseguiram ir até a escola.

Importante salientar que, conforme a SEDUC percebeu maior vulnerabilidade e necessidade das famílias, as escolas já adiantaram a entrega do kit. Muitas famílias receberam o kit na sexta, 17, ou sábado, 18.

O montante de kits entregues atendeu 880 estudantes e continham alimentos que seguiam a orientação abaixo:

Carne – 1 kg
Macarrão – 1 kg
Farinha de milho – 1 kg
Arroz – 5 kg
Feijão ou lentilha  – 1 kg
Óleo – 1 unidade
Leite – 1 L
Biscoito ou cereal – 1 kg de cada
Maçã 0,5 kg
Cenoura – 0,5 kg
Sal – 1 kg
Achocolatado 1 kg (conforme disponibilidade na escola)
Farinha de trigo – 5 kg (conforme disponibilidade na escola)
Doce de leite ou doce de frutas ou margarina – 0,5 kg
Algumas escolas acrescentaram cebola e batata, conforme estoque, ou massinha para sopa ou açúcar.

imprensa@farroupilha.rs.gov.br