UPA Coronavírus começa a atender pacientes encaminhados pela Central 0800

27 de março de 2020 22:09

Somente aqueles que passarem pela triagem técnica da Central de Atendimento Telefônico poderão ser atendidos no local

O espaço da UPA Coronavírus passou por reformas nos últimos dias a fim de estar preparada para atender a população que tiver sintomas da Covid-19. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Trânsito Gilberto do Amarante, as melhorias aconteceram tanto na parte interna quanto externa. “Abrimos portas, fizemos divisórias, colocamos equipamentos nos banheiros, EPIs de segurança, internet, todo o trabalho de limpeza e troca de parte do telhado. Outras secretarias também colaboraram com a força tarefa, além de mais de 30 voluntários da comunidade”, explica Amarante.

O local, que conta com mais de 1,2 mil metros quadrados de área construída, possui espaço para abrigar 20 leitos, além de salas administrativas, de observação, de urgência, de exames, banheiros, vestiários, enfermaria, consultórios médicos, locais de isolamento, laboratórios, entre outros departamentos. Haverá serviço de ambulância 24h. O espaço foi preparado para atender as pessoas que forem encaminhadas pela Central de Telefone. O atendimento é gratuito por meio do número 0800 645 79 50. Os atendentes são médicos, enfermeiros e técnicos que realizarão uma triagem inicial alertando o que o paciente deve fazer e, se necessário, onde deve ir.

A médica Juliana Garbinato Guidi será uma das plantonistas do local – que terá atendimento 24 horas. A profissional explica que esse processo irá ajudar a selecionar casos suspeitos de Coronavírus. “Preste atenção em sintomas como tosse e febre (37,8º C), tire suas dúvidas pelo telefone. Esse serviço de atendimento telefônico irá te ajudar com orientações para medicação e, caso for necessário, irá encaminhá-lo até a UPA Coronavírus ou Hospital São Carlos”, orienta.

Juliana Garbinato Guidi é médica clínica-geral (Foto: Mainara Torcheto)

Juliana ainda aponta outro ponto importante: o 0800 ajuda a manter as pessoas isoladas, fazendo com que não haja necessidade de deslocamento indevido aos serviços de saúde. “Uma forma eficaz de evitar a transmissão comunitária do vírus”, conclui.

O médico Tiago Brunet será o diretor técnico da UPA Coronavírus. Ele aponta que a necessidade do 0800 é eminente tendo em vista que estamos nos aproximando de um clima mais frio onde é comum as pessoas terem síndromes gripais. “Porém, agora a gente tem um novo vírus circulando e é mais difícil pra quem está em casa conseguir diferenciar o que é resfriado, o que é Influenza e o que é Covid-19. Então o que a gente faz? Liga no 0800 645 79 50 e pede orientações para o atendente – que está completamente preparado para orientar os próximos passos”. Ainda, o diretor técnico aponta que quem necessitar utilizar os serviços da UPA Coronavírus encontrará profissionais preparados e que estão seguindo orientações mundiais de cuidado. Serão em torno de 20 profissionais da saúde atendendo simultaneamente.

O diretor do Pró-Saúde Marcio Guilden ressalta a importância do profissional da saúde neste momento de pandemia. “Não adianta nós termos uma super estrutura se nós não tivermos profissionais para atender. Precisamos apoiá-los, eles são os mais vulneráveis e que lidam diretamente com a área de risco”, sinaliza.

Brunet também ressalta que a divisão entre os casos é imprescindível. “Precisamos separar as pessoas que não têm o vírus das que possam ter, evitando novos casos. Por isso, não é para as pessoas irem direto até a UPA! As portas só estarão abertas a quem foi orientado pelo 0800”, afirma.

O Secretário de Saúde David de Almeira reforça para que a população fique em casa. “A Secretaria de Saúde se envolveu com todo o planejamento para chegar até aqui, fazendo com que você pudesse ser cuidado com segurança. Mas, é importante lembrar que o melhor lugar para você estar é na sua casa”, reforça.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Fotos e redação: Mainara Torcheto

CONTATO

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3268.1611

Horário de Atendimento: 9h às 16h

CNPJ 89.848.949/0001-50

OUVIDORIA/FALA, CIDADÃO!

Aplicativo Fala, Cidadão!

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3261.6996 | Whatsapp: 984045537

E-mail ouvidoria@farroupilha.rs.gov.br

Horário de Atendimento: 9h às 16h