Recursos da prefeitura sanarão dívidas do Hospital São Carlos

13 de fevereiro de 2020 14:51

Além de pagar débitos com a RGE, arcar com 25% da conta de energia mensalmente, poder público também sugere instalar placas fotovoltaicas para economizar recursos

Constantemente preocupada com o atendimento de saúde adequado à população, a administração municipal vai pagar uma dívida, de cerca de R$ 850 mil reais, que Hospital Beneficente São Carlos possui. Desse montante, R$ 150 mil são referentes a despesas da UCI Neonatal e outros R$ 700 mil de um débito com a Rio Grande Energia (RGE). “Para auxiliar o Hospital, vamos utilizar recursos recebidos do pré-sal. São dividas históricas que precisam ser sanadas”, explica Prefeito Claiton Gonçalves.

Além de quitar as dívidas da instituição, a Prefeitura ainda vai passar a arcar com 25% da conta de luz do Hospital, o que corresponde a cerca de R$ 150 mil. O valor será somado ao R$ 1,1 milhão que o poder público já repassa à casa de saúde todo mês. Para isso, serão utilizados os recursos arrecadados com o ICMS.

O pacote de auxílio ao Hospital ainda inclui um projeto, que será encaminhado à Câmara de Vereadores na próxima segunda-feira, 17, que sugere a instalação de placas fotovoltaicas no Hospital, por parte da RGE. “Sabemos que 1% do lucro anual da companhia deve ser usado obrigatoriamente em eficiência energética, por isso, sugerimos a instalação dessas placas. Com isso, será possível economizar cerca de R$ 150 mil por ano na conta de luz”, destacou Claiton.

renata@farroupilha.rs.gov.br