Farroupilha investe em segurança no trânsito

21 de janeiro de 2020 15:45

Com o objetivo de reduzir índices de acidentes em cruzamento, Prefeitura Municipal implementa novos semáforos em pontos estratégicos

Hoje Farroupilha ganha mais um instrumento de segurança pública em dois pontos críticos da cidade. Um deles está localizado nas esquinas das ruas 13 de Maio e Marechal Deodoro da Fonseca, onde novos semáforos foram instalados a partir da necessidade de atender a um apelo da comunidade.

Estas duas vias compõem centralidade em sua afluência, gerando tráfego intenso de farroupilhenses. Mas, se o desconforto é grande para quem utiliza estas vias para atravessar a cidade, o agravo é ainda maior para quem precisa e frequenta este cruzamento todos os dias.

Vitor Fagherazzi é morador próximo ao local e lamenta que medidas tão bruscas precisem ser tomadas para estancar o índice de acidentes. “Eu transito por aqui praticamente todos os dias e tive a oportunidade de assistir vários acidentes. Com a sinaleira, acredito que isto irá diminuir… o povo vai ter que respeitar”.

Confira imagens de acidentes ocorridos nas esquinas das ruas 13 de Maio e Marechal Deodoro da Fonseca, antes da instalação dos semáforos:

O aposentado ainda conclui que era necessário a Prefeitura Municipal intervir: “realmente, a nossa cidade precisava deste semáforo, o fluxo aqui é muito intenso”.

A demanda de um controle sobre o fluxo do local não acontece apenas em horários de pico, como aponta o comerciante que tem o ponto de venda próximo ao local há 18 anos. “Para nós aqui é quase um trauma, a gente ouve cantada de pneu e logo a batida. Alguma coisa precisava ser feita, porque estavam acontecendo muitos casos”, aponta Silvio Capra.

Os índices de acidentes ocorridos no local são resultado de um acúmulo de ações imprudentes no trânsito. O limite de velocidade de 40 km/h não é, por muitas vezes, respeitado. O comerciante alerta, “outra coisa, tem gente que anda a 70 km/h aqui na frente [rua 13 de Maio], isto é perigoso!”.

Pensando no andamento contínuo e padronizado de veículos, sem acarretar entroncamentos em outros locais, os novos semáforos são interligados com os já localizados nas esquinas das ruas 13 de Maio com Marechal Floriano Peixoto. Desta forma, quem mantiver o fluxo dentro do permitido – 40km/h, seguirá pelos dois semáforos com sinal verde tranquilamente.

Luiz Carlos Matias é o engenheiro especialista em transportes responsável pelo serviço prestado pela empresa. Ele garante que o sistema é moderno e adaptável, ou seja, “é possível fazer muitas trocas de planos com estes semáforos, e nós fizemos programações específicas para cada horário. Inicialmente, teremos alterações nos planos em sete momentos do dia. Vale ressaltar que faremos uma operação assistida e se percebermos que precisamos alterar os tempos, assim o faremos”, complementa. Os planos foram definidos com base no Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Farroupilha.

As cores do semáforo são universais e foram escolhidas de forma que nenhuma pessoa tenha dificuldade em enxerga-las. Mas, muitas pessoas esquecem da importância do sinal amarelo. O código de trânsito é claro: a cor amarela existe para que o veículo consiga frear com segurança, e não para que o veículo acelere para cruzar a via antes que o sinal fique vermelho. Cumprida esta regra, muitos acidentes graves podem ser evitados, diminuindo, também, as colisões traseiras.

Riciene Pessin Fagherazzi, esposa de Vitor, diz que as pessoas precisam ter educação acima de tudo e faz um apelo à comunidade: “respeitem uns aos outros no trânsito. Um carro é como um filho, precisamos cuidar. Se eu me respeito, eu vou respeitar quem está à minha frente, atrás e ao lado”.

MOBILIDADE
O segundo ponto crítico que está recebendo novos semáforos são as esquinas das ruas Marechal Floriano Peixoto e Independência.

Fique atento: os novos semáforos estarão funcionando definitivamente a partir desta sexta-feira, 23. Há sinalização com placas e pinturas no solo.

Vandré Fardin, chefe de Gabinete, aponta que “a cidade está passando por uma construção de segurança pública envolvendo toda a sinalização para beneficiar pedestres e condutores automotores, que engloba o cercamento eletrônico que está sendo implantado em Farroupilha “.  

Confira a reportagem:

Preserve a sua vida, o trânsito é um importante fator de causas de morte precoce. Segundo dados divulgados no ano passado pelo Conselho Federal de Medicina, “no Brasil, a cada 60 minutos, em média, pelo menos cinco pessoas morrem vítimas de acidente de trânsito. Os desastres nas ruas e estradas do País também já deixaram mais de 1,6 milhão de feridos nos últimos dez anos”. Aja consciente, use o cinto de segurança, respeite a sinalização.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Texto: Mainara Torcheto
Imagem: Rodrigo Martins
imprensa@farroupilha.rs.gov.br

CONTATO

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3268.1611

Horário de Atendimento: 9h às 16h

CNPJ 89.848.949/0001-50

OUVIDORIA/FALA, CIDADÃO!

Aplicativo Fala, Cidadão!

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3261.6996 | Whatsapp: 984045537

E-mail ouvidoria@farroupilha.rs.gov.br

Horário de Atendimento: 9h às 16h