Renata Trubian assume Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação

3 de janeiro de 2020 12:54

A advogada e ex-vereadora assumiu a pasta nesta quinta-feira, 02, conforme nomeação publicada no Diário Oficial do Município

Renata Trubian é servidora inativa e já atuou por muitos anos na Administração Municipal em diversos setores, iniciando sua trajetória como Agente Administrativo, também coordenou a Coordenadoria Municipal da Mulher, assessorou diretamente a então secretária e hoje vereadora, Maria da Glória Menegotto, também atuou como vereadora de outubro de 2018 a março de 2019, apresentando diversos projetos. Todos esses cargos e anos de experiência pública a qualificam como gestora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação.

Renata já trabalhou junto às Políticas de Assistência Social e Habitação e declarou sentir-se honrada e grata por assumir uma pasta que comporta duas grandes e importantes políticas sociais públicas e citou: “certamente darei continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido pela então Secretária e hoje Vereadora, Maria da Glória Menegotto, que não mediu esforços para que a Assistência Social e Habitação evoluíssem significativamente enquanto Políticas Públicas de direito.”.

Também complementou: “mesmo dando continuidade àquilo que está sendo desenvolvido, quero enfatizar que os planejamentos devem ser permanentemente reavaliados, levando em consideração que a realidade social é dinâmica. Mas tenho certeza do sucesso da gestão, pois nossa Secretaria possui uma equipe de trabalhadores muito qualificada, o que deixa qualquer gestora mais segura”.

Assim, Renata Trubian se coloca à disposição da comunidade e terá o máximo empenho para garantir eficacácia nos serviços.

Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação:

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação baseia-se em duas políticas sociais: a Política Pública de Assistência Social e a Política Pública de Habitação.

Assistência Social: “É direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas. ” (LOAS, Art. 1º). Suas ações são executadas por níveis de proteção, ou seja: de proteção social básica para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e desenvolvimento de potencialidades das famílias. Para as famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco por violação de direitos, são desenvolvidas ações de proteção social especial, com vistas à reorganização familiar, elaboração de novas referências afetiva e reintegração social.

Habitação: desenvolve ações que visam a garantia da moradia digna prevista na Constituição Federal. Para tanto, avalia, analisa, elabora e implanta projetos que atendam as demandas da comunidade, como o acesso facilitado da população à habitação de interesse social e a otimização da infraestrutura básica e de equipamentos sociais, evitando assim o déficit habitacional através de estudos e pesquisas socioeconômicas e habitacionais.