Panorama 2019: esforços e ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

27 de dezembro de 2019 10:46

O ano de 2019 foi repleto de atividades em todos os departamentos e secretarias da gestão pública municipal. Desde o interior até o centro da cidade, diversos polos econômicos e de desenvolvimento social foram beneficiados para que Farroupilha crescesse ainda mais forte em diversos pilares.

Dentre estes pilares estão melhorias de infraestrutura, a busca por uma economia cada vez mais crescente e consistente e o investimento em ofertas e parcerias de trabalho – tudo com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.

Confira alguns destaques na atuação das equipes da Secretaria em 2019:

ALVARÁ DIGITAL 4.0

O Alvará Digital 4.0 permite que todo o processo de requerimento e liberação de alvará seja feito online em Farroupilha. A nova facilidade destinada aos empreendedores farroupilhenses foi lançada no dia 1º de agosto.  

Isso significa que os profissionais poderão enviar os documentos de forma digital, por meio de um arquivo de PDF, e, após a conclusão do trâmite e sua consequente aprovação, eles receberão o alvará de forma online também, sendo possível que o imprima e o coloque no seu estabelecimento.

Na ocasião, o Gerente Regional do SEBRAE da Serra Gaúcha Claudio Peiter, salientou que Farroupilha está servindo de exemplo para outros municípios, que já tem seus processos digitalizados e que agora deveriam seguir o exemplo e implementar todo o processo digital também.

A comprovação de que esta iniciativa é completamente importante e viável para o desenvolvimento de um município é o movimento que Farroupilha gerou no Brasil. A secretaria esteve presente em cinco estados, 39 cidades, para apresentar o Alvará Digital, devido a procura pela alternativa:

Confira algumas visitas:

No dia 03 de setembro, representantes do município de Bom Jesus visitaram a Secretaria de Desenvolvimento Econômico a fim de conhecer o processo do Alvará Digital.

A convite do SEBRAE, o Secretário de Desenvolvimento Econômico Roque Severgnini palestrou em 07 de novembro no município de Cruzeiro do Sul (Acre), falando sobre o case do Alvará 4.0.

O secretário de Planejamento Gabriel Bianchet Tavares, apresentou, no III Seminário Estadual Brasil Mais Simples, em Caxias do Sul, sobre a liberdade econômica e o processo de simplificação digital de Farroupilha, abordando a solução tecnológica para o Alvará 4.0

Representantes do Sebrae dos estados do Acre e Minas Gerais estiveram em Farroupilha no dia 3 de outubro para conhecer as boas práticas referente a emissão de alvarás e alvará digital, realizadas pelo município e exemplo em todo o território nacional.

Os prefeitos Claiton Gonçalves e Marcelo Caumo foram recebidos em Brasília pelo Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel e pela Diretora de Projetos, Juliana Natrielli Ribeiro dos Santos. O governo federal teve como objetivo verificar quais foram as mudanças-chave que permitiram o sucesso dos programas para replicar o processo em todo o país e assim, diminuir o tempo médio de abertura de empresas em todo o território nacional.

SALA DO EMPREENDEDOR DE FARROUPILHA RECEBE SELO OURO DO SEBRAE

Das 88 Salas do Empreendedor gaúchas que se inscreveram para receber a certificação do Sebrae RS, sete conquistaram o Selo Ouro. Uma delas é a de Farroupilha, mantida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O local foi criado para atender empreendedores de maneira simplificada e desburocratizada, com orientação e capacitação. O espaço reúne em apenas um ponto diversos serviços oferecidos pelo poder público, otimizando o tempo do empresário.

O reconhecimento é uma parceria do Sebrae RS com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Sala do Empreendedor de Farroupilha recebe Selo Ouro do Sebrae

Das 88 Salas do Empreendedor gaúchas que se inscreveram para receber a certificação do Sebrae RS, sete conquistaram o Selo Ouro nesta terça-feira, 10.Uma delas é a de Farroupilha. Mantida pela Secretaria de Desenvovimento Econômico, o local atende empreendedores, de maneira simplificada e desburocratizada, com orientação e capacitação.Parabéns Farroupilha!

Publicado por Prefeitura Municipal de Farroupilha em Quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

OBRAS E MELHORIAS

A secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda ainda pôde concretizar diversas obras e melhorias nos últimos anos. Confira o panorama geral das obras realizadas na cidade este ano:

Vias Urbanas e Rurais contempladas:

  • Rua Coronel Pena de Moraes
  • Rua Porto Alegre
  • Rua 25 de Julho
  • Rua Raineri Petrini
  • Estrada Linha Caravaggieto
  • Estrada Linha São Luiz
  • Estrada Linha Jacinto
  • Estrada Linha Caçador
  • Estrada Linha 47
  • Estrada Linha São João
  • Estrada Linha Rio Branco
  • Estrada Linha 80
  • Estrada São Marcos
  • Estrada Linha 30

Confira algumas destas obras finalizadas:

Asfaltamento de 1,5 quilômetros no 3º Distrito da Comunidade de São João. Ação do Programa de Asfaltamento Rural e Urbano (PARU), o qual tem o objetivo de melhorar as condições de acessibilidade e trabalho dos moradores do interior da cidade de Farroupilha. O investimento foi de R$ 473.689,68.

O caminho que dá acesso ao Salto Ventoso recebeu, recentemente, mais um quilômetro de asfalto. Esta é uma obra importante para toda a cidade, não só para a comunidade mas também para o ramo do turismo.

A comunidade da Linha Rio Branco, no interior do município, recebeu quase dois quilômetros de asfalto que vieram a substituir as antigas estradas de chão batido. Essa conquista foi fruto da parceria firmada entre moradores e Prefeitura, no Programa de Asfaltamento Rural (PAR).

Outra obra importante concluída em 2019 foi na Linha Caçador, resultando 2 quilômetros de asfalto para a comunidade.

A Linha Jacinto, 2º Distrito, na comunidade de Santo André, também foi contemplada por uma obra do Programa de Asfaltamento Rural e Urbano (PARU) da prefeitura, que asfaltou diversas ruas da área urbana e trechos da área rural.

Foi realizado o prolongamento da Coronel Pena de Moraes, uma via que tem aproximadamente um quilômetro e serve de ligação para a Sede Campestre Santa Rita

O asfalto da Rua Porto Alegre, no bairro Industrial, recebeu investimento de mais de R$ 686 mil na pavimentação, que já está beneficiando centenas de farroupilhenses, já que a via é umas das principais ligações daquela região com a ERS-122. A melhoria faz parte de um conjunto de ações que visam proporcionar condições de trafegabilidade em ruas dos bairros, centro e interior.

Para conferir todas as obras realizadas pela gestão, acesse o mapa interativo de obras!

MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Com o objetivo de levar de levar o maior volume possível de informações sobre gestão de negócios aos Microempreendedores Individuais (MEIs), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda realizou, em 2019, diversos encontros tratando de assuntos de interesse dos MEIs, pequenas e microempresas.

Em 2019, diversos encontros foram promovidos pela secretaria, como a Oficina de Custos e Formação de Preços e Marketing Digital, no mês de setembro, reunindo mais de 35 empreendedores. A oficina foi promovida em parceria pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico com o SEBRAE e faz parte de um conjunto de trabalhos que tem por objetivo capacitar e aprimorar conhecimentos destes profissionais!

Rodada de Negócios com Instituições Financeiras:

Com a finalidade de levar a pequenos e microempresários, além de microempreendedores individuais (MEI´s), as informações necessárias sobre as linhas de créditos que podem alavancar seus empreendimentos, a prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, realizou a primeira Rodada de Negócios.

Os empreendedores convidados para esta primeira ação puderam conhecer melhor as linhas de crédito, de financiamento e os produtos oferecidos pelas instituições financeiras GrantiSerra-RS, do Banco do Povo – ICC Serra, Sicoob e Sicredi. Cada um apresentou ao público presente os serviços que disponibilizam aos empreendedores.

Educação Financeira:

O que esperar do futuro do trabalho na era da revolução tecnológica? Discutir as hipóteses e estar preparado é fundamental para os jovens que estão ingressando no mercado. Por isso, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Roque Severgnini, falou a 19 jovens que participam do Projeto Empreender Vila Esperança, no Condomínio Greentech. Na oportunidade, os adolescentes conheceram mais sobre os processos de Emissão de Alvarás, o Programa Empreendedor Digital, Consultorias gratuitas a empresários, eventos, entre outros.

Marketing:

O evento,  ministrado por Amanda Seimetz e Fernanda Rechfoi, nasceu da parceria entre o guia O Vermelhinho e a administração pública. As profissionais abordaram temas como os 4 P’s do Marketing,  Marketing pessoal, Identidade visual  e Atendimento de Qualidade.

Farroupilha esteve entre as cidades escolhidas para receber Otelio Drebes, fundador das Lojas Lebes, que ministrou palestra motivacional no Centro de Eventos Mário Bianchi. O empresário compartilhou suas lições de vida e como construiu um império a partir de valores empresariais humanizados.

Ainda há muito o que se fazer, por isso a Secretaria trabalha em constante planejamento. Acompanhe as redes sociais da prefeitura e saiba mais sobre o que está por vir em 2020.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
imprensa@farroupilha.rs.gov.br

CONTATO

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3268.1611

Horário de Atendimento: 9h às 16h

CNPJ 89.848.949/0001-50

OUVIDORIA/FALA, CIDADÃO!

Aplicativo Fala, Cidadão!

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3261.6996 | Whatsapp: 984045537

E-mail ouvidoria@farroupilha.rs.gov.br

Horário de Atendimento: 9h às 16h