Centro de Formação passa por processo de modernização

19 de dezembro de 2019 13:18

Espaço tem como objetivo ofertar formação para professores e estudantes da educação básica no aperfeiçoamento e aprendizado da sala de aula estimulando a aprendizagem de novos saberes.

As novas tecnologias na educação são uma importante ferramenta para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação vem proporcionando o desenvolvimento de projetos educacionais voltados às necessidades da rede municipal de ensino, a fim de garantir formação continuada aos docentes. Com isso, o objetivo é garantir a integração das tecnologias digitais e  tendências relacionadas  à tecnologia no ambiente escolar.

Exemplo de projeto que visa a otimização do conhecimento é o Centro de Formação. Este é um espaço de produção e atualização de conhecimento onde ocorrem, mensalmente, as formações pedagógicas dos docentes e das equipes diretivas do município. O momento serve para reflexão das melhores práticas de ensino alinhadas à Base Nacional Comum Curricular – BNCC, sempre buscando a inovação e o desenvolvimento completo das competências e habilidades. Todas as capacitações são ofertadas dentro da carga horária dos professores, demonstrando o compromisso com os profissionais de ensino.

Visando modernizar e melhorar a infraestrutura do Centro de Formação para o desenvolvimento destes projetos, a Prefeitura Municipal de Farroupilha, através da Secretaria Municipal da Educação, realizou significativos investimentos no local em 2019, como: disponibilização de novo mobiliário; salas para treinamentos; kits de robótica educacional (Arduíno) e de programação (Micro:bit); impressora 3D; projetores multimídia; televisores; computadores; notebooks; mesas digitais (Playtable) e conjuntos pedagógicos infantis. Agora, chegou a hora de entregar a sala renovada, ainda mais preparada para os desafios da educação. O ato de modernização acontecerá na próxima sexta-feira, 20, às 10h, no Centro de Formação.

Mas, pensando em melhorar a qualidade de ensino sempre, durante o ano de 2020 serão desenvolvidos projetos que, além da formação continuada aos docentes e equipes diretivas da rede municipal de ensino, proporcionarão novas experiências tecnológicas aos estudantes, por meio de ferramentas digitais, em consonância com a Educação 4.0. O objetivo é incentivar a criatividade e a experimentação dos estudantes. Será disponibilizado também para a comunidade escolar um Espaço Maker de aprendizagem, onde professores e alunos poderão expressar toda a sua criatividade, participando de projetos interdisciplinares.

Para os estudantes da Educação Infantil, as atividades oferecidas serão lúdicas, voltadas para apropriação do conhecimento, desenvolvimento de habilidades cognitivas e psicomotoras. Aos estudantes do Ensino Fundamental, as atividades serão direcionadas para a construção de protótipos robotizados e iniciação ao desenvolvimento da lógica de programação. Além disso, estão previstos cursos e oficinas destinados a comunidade escolar, em parceria como entidades como Sicred, Sebrae e IFRS.

Conheça alguns materiais e tecnologias disponíveis no Centro de Formação:

Playtable: Visa auxiliar os estudantes no desenvolvimento de habilidades como raciocínio, concentração, memória, compreensão e coordenação motora fina.

PlayStation 4 e Óculos VR: Visa proporcionar experiências de imersão em realidade virtual, promovendo o uso da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem de maneira significativa e transversal, despertando maior interesse dos alunos.

Inventura (Microbit e Educação 4.0): Visa desenvolver as competências e habilidades de comunicação, colaboração, iniciativa, empreendedorismo, pensamento crítico e analítico, pensamento computacional, resolução de problemas, criatividade e inovação por meio da programação e da construção de soluções.

Conjunto Pedagógico para Robótica (Arduíno): Visa proporcionar o desenvolvimento de projetos de robótica, estimulando os estudantes a solucionarem problemas propostos e criarem soluções inovadoras, permitindo o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sócio emocionais, aprimorando a coordenação motora, despertando a curiosidade e promovendo o seu protagonismo no processo de ensino e aprendizagem.

Robô Humanóide (Tinbot): Visa viabilizar a aprendizagem, ludicidade, criatividade e participação efetiva de docentes e estudantes em vários aspectos de uso educacional através dessa tecnologia, procurando ampliar as formas de comunicar e interagir no processo de aprendizagem.

Robô programável com Bluetooth e tapete pedagógico para Educação Infantil: Visa potencializar o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas e psicomotoras nas crianças por meio de atividades lúdicas, interdisciplinares e com enfoque transversal.

Impressora 3D: Permite a criação e impressão de protótipos por meio da utilização de técnicas de Design Thinking (abordagem para desenvolvimento de produtos).

Notebooks, Computadores Core i3, Materiais de Formação (livros), Projetor EPSON, Televisor LED de 55″ e 48″ Full HD.

Alguns destes recursos pedagógicos também foram adquiridos e enviados para as escolas da rede: computadores (245 unidades), projetores (30 unidades), Playtable (5 unidades), robô programável com Bluetooth e tapete pedagógico (10 unidades).

Assim, o principal objetivo da Secretaria Municipal de Educação é contribuir para o atendimento às demandas sociais para uma formação de qualidade, tendo como princípio as tecnologias a serviço da construção e socialização do conhecimento e do exercício da cidadania, assim como, para o desenvolvimento do senso crítico, da criatividade, do trabalho colaborativo e da autoria dos estudantes (geração mão na massa – ‘Cultura Maker’).

imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Texto e foto: Mainara Torcheto