Audiência vai apresentar proposta de criação de Unidade de Conservação Ambiental

16 de dezembro de 2019 16:00

Na próxima quarta-feira, 18, equipe técnica da prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente vai apresentar estudos que servem de base para o projeto da Unidade de Conservação Ambiental, a ser instalado junto ao Balneário Santa Rita.

A aprovação da unidade será resultado de um processo longo de estudos, que visam o reconhecimento de Farroupilha, do estado e da união, da importância ambiental deste espaço para a qualidade de vida da população.

Para o secretário do Meio Ambiente, Tiago Ilha, entre os estudos realizados no local, estão avaliação do estado atual, inventário da fauna e flora, levantamento do uso e impacto humano na região e determinação da qualidade do ecossistema. “Estamos vivendo um momento em que o mundo clama por preservação e nossa iniciativa é realmente essa, pois acreditamos que conservação é vida, é diversidade, é riqueza, é patrimônio de todos”, destaca o secretário.

Centro de Educação Ambiental

Uma das funções primordiais de uma unidade de conservação é propiciar pesquisa e educação ambiental baseada na sua riqueza natural. Por isso o primeiro passo da administração é a criação do Centro Municipal de Educação Ambiental Santa Rita. Dessa forma, a prefeitura já está adequando toda a estrutura necessária para assim ofertar um espaço de qualidade para pesquisa científica e atendimento às necessidades locais.

A criação das Unidades de Conservação na área deverá ser substanciada conforme previsto na Lei Federal nº 9.985/00 do Sistema Nacional de Unidade de Conservação – SNUC, no Decreto Federal nº 4.340/0. Sistema Estadual de Unidades de Conservação –SEUC, previsto na Lei Estadual nº 9.519, de 21 de janeiro de 1992.

A escolha da área, em torno de 100 hectares, se deu porque essa área foi um antigo Balneário Público Municipal, que se chamava Balneário Santa Rita. Nesse local, existe um lago, que atualmente encontra-se parcialmente assoreado, o que acabou se transformando em um ambiente de “banhado”, resultando num grande atrativo para fauna, atraindo espécies que não eram vistas na região há muito tempo.

A Audiência Pública ocorre no dia 18 de dezembro, no Salão Nobre da Prefeitura, às 18h30min. A participação da comunidade é muito importante!

E-mail: adrianalins@farroupilha.rs.gov.br