Participe da Audiência Pública sobre Compostagem Orgânica e Gestão de Resíduos Sólidos

2 de dezembro de 2019 17:55

Na ocasião, será apresentada a estratégia para a implementação do Centro Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Todos os farroupilhenses estão convidados a discutir mais dois assuntos de fundamental importância para a preservação do meio ambiente: a gestão dos resíduos sólidos e a compostagem orgânica. Para isso, uma audiência pública será realizada no dia 03 de dezembro, às 18h30, no Salão Nobre da Prefeitura.

Entre os assuntos que serão expostos pela Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está a criação do Centro Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, no bairro América, próximo à área do aterro sanitário. A estrutura englobaria os espaços para recebimento dos resíduos associados à Logística Reversa e o Programa Composta Farroupilha.

A apresentação da Estratégia do Centro para a comunidade será feita pelo servidor público e engenheiro civil Rogério Pergher. Ainda, serão explanadas as possibilidades de implantação da nova estrutura e a busca de recursos. Para tal, posicionam-se o Secretário de Meio Ambiente, Tiago Ilha, e o Prefeito Municipal, Claiton Gonçalves.

Centro Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Conforme o conceito desenvolvido pelo poder público, a estratégia do Centro Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos concentraria, em um só local, duas unidades para a Gestão de Resíduos Sólidos – contendo serviços e estruturas para o recebimento dos resíduos associados à Logística Reversa e o Programa Composta Farroupilha.

Serviços e Estruturas da Unidade do Programa Composta Farroupilha
O local contará, também, com a Unidade de Gestão da Logística Reversa, uma área estratégica à gestão dos resíduos que ainda não possuem uma solução à contento. Para isso, serão instaladas estruturas para o recebimento dos resíduos associados à Logística Reversa como pneus, lâmpadas, eletroeletrônicos, pilhas e baterias, equipamentos associados à linha branca (geladeiras, máquinas de lavar, fogões) e latas de tinta.

Serviços e Estruturas do Programa Composta Farroupilha
Nesta unidade ficará o Centro de Compostagem Orgânica, do Programa Composta Farroupilha, para onde irá todo o material orgânico recolhido em Farroupilha, e onde será realizado o processo de compostagem, gerando adubo orgânico (humus) e biofertilizante.

Esta unidade será responsável, também, pela manutenção de Hortas Orgânicas, onde o humus e o biofertilizante resultantes da compostagem serão utilizados no cultivo de verduras, frutas e legumes. A produção de hortifrútis seria destinada à merenda escolar municipal e ao Hospital Beneficente São Carlos.

Por que é importante que você participe?
É fundamental que todos os setores da sociedade civil estejam presentes para ouvir as propostas e opinar sobre, uma vez que os assuntos envolvem toda a cadeia econômica da cidade.

Na Unidade de Gestão da Logística Reversa, por exemplo, a intenção é firmar acordos setoriais locais com o setor empresarial – que são os responsáveis pelo recolhimento dos resíduos relacionados à área, conforme determinação legal nacional. Hoje, este setor não possui espaço para realizar esta operação ou tem um custo agregado. Essa situação acaba dificultando o descarte correto destes equipamentos e/ou produtos por parte da comunidade. Desta forma, este espaço disponibilizado pelo poder público viria a auxiliá-los na implementação desta prerrogativa legal, além de organizar uma cadeia de resíduos de difícil gestão.

No caso da compostagem orgânica, as vantagens são muitas. Além do fato de melhorar consideravelmente a qualidade dos resíduos da Coleta Seletiva e na sua destinação correta, aumentando a eficiência na triagem e reaproveitamento, a iniciativa também prevê a possibilidade de trabalhar com pessoas e/ou entidades que fazem parte de projetos sociais, tornando essa iniciativa uma fonte de renda.

Outro fator é a promoção da educação ambiental. Além disso, crianças, adolescentes das escolas municipais e todos que precisam de internação no único hospital da cidade seriam beneficiados com uma alimentação saudável. Estas iniciativas têm tudo para dar certo. Mas, para que tudo isso se torne realidade, a Prefeitura precisa da sua participação.

Venha decidir o futuro da nossa cidade!

Assessoria de Imprensa e Comunicação
Texto: Renata Parisotto