Segurança: Farroupilha terá Centro de Controle Operacional

11 de novembro de 2019 13:53

Estrutura será instalada no prédio que hoje abriga Delegacia de Policia

Melhorar a segurança pública sempre foi uma preocupação da administração municipal. Prova disso são os constantes investimentos realizados na área, como a implantação da Guarda Municipal, a adesão ao Sistema Integrado dos Municípios (SIM), a Criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), a melhoria na iluminação pública, além da permanente parceria com as forças de segurança, como Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Policia Rodoviária Estadual.

Avançando ainda mais, através do Projeto 2040, o poder público elaborou um pacote de modernização da segurança pública, ou seja, um conjunto de ações para proporcionar à população mais segurança e tranquilidade para frequentar espaços públicos e circular pelas ruas. Uma dessas ações, a implantação do Centro de Controle Operacional (CCO), está prestes a se concretizar. Com a mudança da Delegacia de Polícia (DP) de Farroupilha para um novo endereço, o prédio na Rua Ângelo Bartelle, 91, no centro, será ocupado pela nova estrutura municipal até o final de novembro.

Centro de Controle Operacional

O Centro de Controle Operacional (CCO) abrigará todo o Sistema Integrado de Segurança Pública e Controle de Tráfego. Com funcionamento ininterrupto e equipe dedicada exclusivamente à atividade, serão centralizados na estrutura todos os dados e imagens capturadas por câmeras de monitoramento dos prédios públicos e vias urbanas, câmeras de reconhecimento facial (CFTV), controladores de velocidade, pelos leitores de placas e controle de tráfego e pelos semáforos (cercamento eletrônico).

Assim será possível garantir um diagnóstico rápido, prever e até impedir a ocorrência de riscos. Ainda há possibilidade de formar parcerias para que a comunidade possa contribuir enviando informações. As forças de segurança (BM, Bombeiros, PRE) terão acesso a todas as informações.

Pacote de modernização da segurança pública e viária

A implementação dos equipamentos, possibilitará identificar e rastrear veículos, suas rotas de fuga, contribuindo para o planejamento das ações de segurança com mais assertividade, bem como fiscalizar veículos com qualquer irregularidade.

Para que todos esses avanços em segurança fossem possíveis a Prefeitura abriu licitação no mês de abril para contratação de empresa especializada para execução da modernização e atualização do sistema semafórico.

O vencedor foi o Consórcio Mobilidade Farroupilha, formado por 03 empresas: Kapsch Trafficcom Controle de Tráfego e de Transportes do Brasil Ltda (empresa líder/administradora do consórcio), Biancar Engenharia Locações e Serviços Eireli e Shempo Indústria e Comércio Eireli.

Entre as atribuições do Consórcio estão a implantação do CCO, a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos do sistema integrado de controle de tráfego, implantação de câmeras de monitoramento (CFTV), locação de equipamentos eletrônicos, com o fornecimento de material e mão de obra, com a finalidade de monitorar o excesso de velocidade de veículos automotores, e leitura automática de placas e painel de informações variáveis. O valor total para todo o investimento é de R$ 2, 8 milhões.

Saiba o que o Pacote prevê

• Criação do Centro de Controle Operacional – CCO
  • Instalação de controladores de velocidade com leitor de OCR em 8 pontos estratégicos do Município
  • Instalação de 75 câmeras fixas, mais 10 câmeras PTZ somando-se às 20 câmeras já existentes no município, além de 04 de reconhecimento facial