Farroupilha sediou a 1ª Edição do Startup Weekend

30 de outubro de 2019 11:51

Evento que estimula a inovação e o empreendedorismo movimentou a cidade, criou negócios e teve adesão da comunidade, com ingressos esgotados 20 dias antes da imersão

Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, Farroupilha sediou a 1ª edição do Startup Weekend no município. Realizado no campus da UCS, o número de participantes fechou em 102 pessoas e havia fila de espera. Participantes, patrocinadores, apoiadores, autoridades, imprensa e entusiastas da inovação prestigiaram a apresentação dos pitches no domingo.

“Ficamos muito felizes com a adesão da comunidade farroupilhense, pois 72% dos participantes são daqui. E também pelas empresas que acreditaram no nosso evento. Farroupilha queria e precisava desta oportunidade. O SW é uma experiência transformadora onde descobrimos que podemos fazer qualquer coisa, por isso o impacto é tão grande. Existem pessoas antes do SW e depois do SW”, comentam Claire Regina Zatti e Ananda Servelin, da organização. Para o participante Daniel Gallas dos Reis, que veio pelo Programa Embaixadores através do IFRS, “foi totalmente inovador, com novas experiências, parcerias, aprendizados e muita persistência. Me tornou uma pessoa completamente diferente e melhor”.

A equipe organizadora do evento é formada pelos líderes Claire Regina Zatti (empreendedora) e Hector Alves (consultor de negócios), e conta ainda com Aline Venzon Lovato (analista de educação), Ananda Servelin (relações públicas), Cristiane Polli (empreendedora com atuação na área de tecnologia e marketing), David da Rosa (analista de dados de negócios), Diana Bristott (administradora), Divane Campagnaro (analista de negócios de TI), Felipe Egger (artista e empreendedor), Filipe Toledo (enólogo e empreendedor), Gabriel Lazzari (engenheiro de produção), Gabriel Radaelli Piazza (engenheiro mecânico), Giovana Schena (designer), Joice Michele Wammes Egger (relações públicas), Marciano Zapalai (empresário), Milton da Silva (tecnólogo em automação), Nadiéli Brollo (servidora pública), Trícia Bartelle Paz (analista de engenharia de produção e empreendedora), Vinicius Lavandoski Piva (administrador), todos voluntários, movidos pelo propósito de fomentar o empreendedorismo e inovação na região.

Na sexta (25), 48 ideias foram apresentadas e após votação, formaram-se 14 times com as mais votadas. O time de mentores que acompanhou as equipes nessa jornada de 54h foi composto por 14 experts das áreas de negócios, design, comercial, jornalismo, psicologia, jurídico, tecnologia, TI, pesquisa, marketing, relações públicas, entre outras: Mirian Souza, Juliana Marchioretto, Caroline Rates Pierosan, Juliana Guterres, Fernanda Lazzari, Fernando Berwanger, Renan Onzi Colombo, Vinícius Piva, Esdras Moreira, Artur Härter, Tiago Zattera, Gabriel Dupont, Lucas Toniazzo e Bruno Tusset foram os conselheiros dos participantes.

O final de semana foi alucinante. No palco, o facilitador Walter Sengik da Cruz, de Caxias do Sul, conduziu o evento primorosamente. O calorão do sábado deu lugar a uma chuvinha refrescante no domingo para que as ideias fluíssem na etapa final do evento. Durante a imersão, os startupeiros beberam mais de 70 litros de café, graças ao Salve Cafés Especiais, que definitivamente merece um Salve, pois deixou a turma ligada! A banca de jurados (também voluntária) foi formada por Elisandra Bernardi (Sebrae RS), Paulo Pedó (Grendene), Enor Tonolli (TecnoUCS), Ana Paula Thesing (BI Machine) e Angélica Dal Bello (Colombo/Hélice), que juntos premiaram as equipes com maior potencial de viabilidade do negócio e escalabilidade.

A Startup GamePlace, plataforma de torneios de games online (e-sports) para amadores com recompensa financeira aos campeões foi a equipe que garantiu o 1º lugar do Startup Weekend Farroupilha. Em 2° lugar ficou a Startup QRWaiters, um QR Code inteligente que possibilita efetuar o pedido e o pagamento do estabelecimento sem burocracia. O 3° lugar foi para a Startup DeixAqui, plataforma que conecta compradores de e-commerces com pontos alternativos de entrega, proporcionando flexibilidade nos dias e horários para retirada de seus produtos. Já a Menção Honrosa foi para a Startup Regi$tra Aí, que oferece um aplicativo que permite aos comerciantes terem controle sobre sua carteira de inadimplentes, mantendo transparência na sua relação com os clientes.

O Startup Weekend Farroupilha foi 100% realizado com trabalho voluntário e a equipe organizadora e os patrocinadores Grupo Sazi, Maltec, Lojas Colombo, Crediare, Grupo Feltrin, Bob’s, Planeta Água, Mario Tur, Grendene, Sicredi, Tramontina e Introduce.

SOBRE O STARTUP WEEKEND: O Startup Weekend é um evento, mantido pela Techstars, que dura 54 horas ao longo de um final de semana onde empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas se unem para compartilhar ideias, formar equipes e transformar problemas em soluções inteligentes, criando startups. É o maior conjunto de eventos de startups do mundo, com edições realizadas em quase 700 cidades em todos os continentes. No evento sua missão é desenvolver uma ideia de negócio e provar que ela pode gerar receitas e cobrir seus custos. Para mais informações visite: http://startupweekend.org.

Assessoria de Imprensa Startup Weekend Farroupilha

CONTATO

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3268.1611

Horário de Atendimento: 9h às 16h

CNPJ 89.848.949/0001-50

OUVIDORIA/FALA, CIDADÃO!

Aplicativo Fala, Cidadão!

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3261.6996 | Whatsapp: 984045537

E-mail ouvidoria@farroupilha.rs.gov.br

Horário de Atendimento: 9h às 16h