Melhores práticas: Biblioteca Pública entre as primeiras colocadas

9 de outubro de 2019 09:56

A Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac alcançou o 4º lugar entre os municípios brasileiros e é a única cidade gaúcha a figurar na lista

A Recode, organização voltada ao empoderamento digital, reconheceu 10 bibliotecas públicas brasileiras que contribuem com o avanço dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e com a transformação social de suas comunidades. Em 2019, concorreram ao reconhecimento 35 bibliotecas participantes dos programas de Bibliotecas da Recode, realizado em parceria com a organização norte-americana Caravan Studios, uma divisão TechSoup. A iniciativa valoriza os profissionais que lideraram a elaboração e implementação das novas atividades a partir das demandas identificadas em cada município.

Para os três primeiros lugares, haverá premiação com uma viagem a Colômbia para imersão em experiências bem-sucedidas de bibliotecas. Os próximos colocados ganharão equipamentos para apoiar o uso de tecnologia nesses espaços.

Conheça os vencedores:

1° lugar – Biblioteca Municipal Prof. Bruno Enei – Ponta Grossa/ PR

2° lugar – Biblioteca Municipal Dr. Antonio Furlan Jr. – Sertãozinho/ SP

3° lugar – Biblioteca Municipal Dr. Matos Peixoto – Iguatu/ CE

4° lugar – Biblioteca Municipal Olavo Bilac – Farroupilha / RS

5° lugar – Biblioteca Municipal Hermes Fontes – Boquim/ SE

6° lugar – Biblioteca Municipal Antônio Coutinho de Campos – Augusto Correa/ PA

7° lugar – Biblioteca Municipal Monteiro Lobato – Sorriso/ MT

8° lugar – Biblioteca Municipal Dr. Luiz Ramalho dos Reis – Coruripe / AL 9° lugar – Biblioteca Municipal Dr. Firmo Cardoso – Barcarena/ PA

10° lugar – Centro de Pesquisa e Biblioteca Pública Dr. Alísio Inojosa – São Vicente Férrer/ PE

Melhores práticas

Empregabilidade, empreendedorismo e tecnologia foram temas mais solicitados pela comunidade — especialmente pelos jovens – para nortear uma nova gama de atividades oferecidas pelas bibliotecas. “As novas programações refletem o protagonismo de profissionais de bibliotecas como agentes de transformação. Mostram a força de parcerias locais para inovar e transformar esses espaços em centros de referência para suas comunidades, com promoção da leitura, da cultura e do uso consciente da tecnologia para impacto e empoderamento digital”, celebra Rodrigo Baggio, presidente da Recode.

Comissão de avaliação

As novas programações foram implementadas de novembro de 2018 a junho de 2019, após uma jornada de formação de cada profissional em pesquisa da comunidade, gestão participativa, articulação de parcerias e comunicação. O resultado da escuta com a população permitiu definir um tema relevante para nortear a programação com no mínimo quatro atividades gratuitas e abertas ao público. Os temas mais premiados revelam como a biblioteca pode ganhar uma relevância ainda maior, apoiando a transformação social e o desenvolvimento pessoal e profissional dos frequentadores, especialmente entre os jovens.