Semana da Água: Farroupilha é escolhida para fazer o encerramento do evento

8 de outubro de 2019 16:27

Programação acontece na sexta-feira, dia 11, no Centro de Eventos Mário Bianchi

Todo ano, a coordenação da Semana da Água, juntamente com a direção da Corsan, seleciona e convida duas cidades do Rio Grande do Sul para realizarem os eventos oficiais de Abertura e de Encerramento da Semana da Água do RS. Em 2019 os convites foram feitos para o município de Esteio, que fez o evento de abertura e, o município de Farroupilha que fará o encerramento.

Organizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em conjunto com as Secretarias de Turismo e Cultura, da Saúde/Vigilância Ambiental e de Educação, o evento no município será realizado durante todo o dia e vai contar com a participação de cerca de 1,4 mil crianças das escolas municipais e estaduais da região, bem como autoridades e convidados.

Durante a programação serão apresentados dois shows musicais com o músico Beto Hermann, abordando o tema água e o meio ambiente. Também serão realizadas apresentações de dança e música feitas pelos alunos da Escola Pública de Música da Casa de Cultura de Farroupilha.

Na oportunidade serão premiadas três escolas que apresentarem os melhores Planos de Ações ambientais sustentáveis, já implementados nestas instituições, que objetivam a redução do consumo de água e a consciência ambiental dos alunos e da comunidade. O concurso será realizado entre as 15 escolas de Farroupilha que participam e desenvolvem o Projeto Com-Vida.

A empresa Tramontina de Farroupilha premiará as três escolas vencedoras com equipamentos e/ou utensílios incluindo talheres, panelas, fogões, ou algum outro item de utilidade para a cozinha das escolas.

A Grendene está auxiliando na confecção das camisetas. A empresa Trombini auxiliou na confecção dos joguinhos educativos de papel cartão que serão distribuídos às crianças.

A AFAVIN, através da Vinícola Cappelletti, fez a doação de caixas de suco de uva para servir às crianças. Já a AFAPAM vai apoiar o evento na alimentação. O Banco da Família vai entregar balões, pirulitos e lanches para as crianças e a empresa Silvestrin vai doar maçãs e peras, bem como disponibilizar dois bonecos para a distribuição das frutas. Estas empresas e entidades são apoiadoras do evento e contribuíram para a realização do evento.

Para o secretário de Meio Ambiente, Tiago Ilha, o evento terá um retorno extremamente positivo junto aos estudantes. “Acredito que envolver nossos alunos no tema proposto é ter a certeza da verdadeira preservação ambiental, e de uma cidade que pensa no futuro”, destaca.

A temática da campanha deste ano: ÁGUA SEGURA = VIDA SAUDÁVEL – Para onde vai seu esgoto? abordará a importância do esgotamento sanitário e seu tratamento, seja a partir de redes coletoras, seja pelo seu direcionamento a fossas sépticas.

A Campanha da Semana da Água do RS foi lançada durante o I Fórum Estadual de Gestão Ambiental, no dia 8 de agosto, em Farroupilha, a convite do prefeito Claiton Gonçalves e do secretário Municipal de Meio Ambiente e diretor de Relações Internacionais da Associação Nacional dos Órgãos de Meio Ambiente (ANAMMA), Tiago Ilha.

A Semana da Água é uma das maiores ações de mobilização da sociedade gaúcha e brasileira em defesa da água. Ela já atinge a maioria dos municípios do Rio Grande do Sul, envolvendo mais de 2 milhões e meio de pessoas, sendo vista em nível internacional como referência, modelo e exemplo de proteção da água. Foi celebrada pela primeira vez em 1994, no Rio Grande do Sul, inspirada no Dia Interamericano da Água, criado em 1992 pela Organização Pan-americana da Saúde (Opas) e pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (Aidis). Mais informações podem ser obtidas em www.abes-rs.org.br.

Serviço

O que: Evento de Encerramento da XXVI Semana Interamericana da Água e XIX Semana Estadual da Água do RS,

Data: 11 de outubro de 2019

Horário: 8h às 16h30min

Local: Centro de Eventos Mário Bianchi

*O evento é aberto à população, gratuitamente, com especial participação das crianças e alunos das escolas municipais e estaduais de Farroupilha.

E-mail: adrianalins@farroupilha.rs.gov.br