Curso de Valorização do Patrimônio Cultural forma primeira turma

8 de outubro de 2019 14:51

O Gemellaggio com Latina, na Itália, continua trazendo benefícios para Farroupilha. A aproximação das duas cidades possibilitou o contato da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Sapienza Universitá di Roma, que oportunizaram o primeiro Curso de Valorização do Patrimônio Cultural. A formatura da turma aconteceu na última sexta-feira, 04, juntamente com jantar de confraternização com o Cônsul Geral da Itália, Roberto Bortot, o prefeito Claiton Gonçalves, demais membros da administração municipal, reitoria das universidades e alunos.

Neste dia os estudantes também realizaram a última visita técnica da capacitação, passando pela Capela São José, Nova Milano, Parque da Imigração Italiana e Santuário de Caravaggio, locais diretamente ligados à história da imigração.

Confira as imagens!

No curso, os alunos realizam suas atividades em instalações públicas de pesquisa do Município de Farroupilha, como a Prefeitura. Oito alunos brasileiros participaram do curso e quatro italianos acompanharam as aulas à distância. Ministrado pelos professores italianos Donatella Strangio e Giorgio Alleva, e Maria Carolina Guffo, Vânia Heredia e Anthony Beux Tessari da UCS, a capacitação teve como objetivo transmitir aos alunos conhecimentos sobre a valorização dos bens culturais e sua relação com a economia, utilizando as metodologias mais recentes nessa área, aprofundando e desenvolvendo o conhecimento no campo da mensuração e avaliação econômica-social dos patrimônios culturais do território.