Último final de semana para conferir o Festival do Moscatel em Farroupilha

17 de setembro de 2019 16:36

Evento enogastronômico tem mais duas noites de funcionamento, nesta sexta e sábado. Últimos ingressos disponíveis para a sexta

A edição 2019 do Festival do Moscatel, que está incrementando o turismo da Serra Gaúcha desde o dia 31 de agosto, encerra neste próximo final de semana. No total, serão sete noites de funcionamento, no Centro e Eventos Mario Bianchi, em Farroupilha. A proposta serve à vontade, das 20h à meia-noite, cardápio especial e mais de quarenta rótulos de vinhos, espumantes e sucos de uva.

Até o término, o Festival do Moscatel estima atrair para Farroupilha e região público de 70 municípios e seis estados brasileiros. “Durante todo esse período, vimos os visitantes do Festival do Moscatel se apropriando do turismo farroupilhense, visitando além do evento, vinícolas, cervejarias, o Santuário de Caravaggio, e diversos outros atrativos locais e das cidades vizinhas. Estamos no rumo certo, inserindo Farroupilha com cada vez mais ênfase no cenário do turismo nacional”, comemora o Secretário de Turismo e Cultura de Farroupilha, Francis Casali.

Além de promover o turismo, o objetivo do Festival do Moscatel é divulgar a Indicação de Procedência Farroupilha, com foco nas bebidas elaborados com uvas moscatéis, e a oficialização, por lei sancionada pelo presidente da República em janeiro deste ano, do município de Farroupilha como Capital Nacional do Moscatel.  “Aqui o visitante tem a oportunidade de um contato muito próximo com oito diferentes vinícolas de pequeno, médio e grande porte, podendo conhecer e apreciar à vontade uma vasta gama de produtos em um único lugar, mas o mais importante, com a garantia de que todos eles estão entre os melhores vinhos e espumantes do Brasil, o que é avalizado pelos padrões necessários para integrar a Indicação de Procedência Farroupilha”, destaca a presidente da Afavin Rosane Meggiolaro Cappelletti.

São espumantes moscatel, frisantes moscatel, vinhos moscato, espumantes brut, vinhos finos (tintos e brancos), e sucos de uva (tintos e brancos), servidos em ilha central pelas vinícolas da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin): Adega Chesini, Basso Vinhos e Espumantes (Monte Paschoal), Casa Perini, Cave Antiga Vitivinícola, Cooperativa Vinícola São João (Vinhos Castellamare), Vinhos Cappelletti, Vinícola Colombo e Vinícola Tonini.

Com a proposta de servir bem e acomodar os visitantes com comodidade, em mesas com cadeiras para sentar-se, o  Festival do Moscatel registra casa cheia, sendo que para a maioria das noites os ingressos se esgotaram com antecedência. Uma característica, que é observada ao longo das nove edições, e que justifica essa procura acentuada é que o Festival do Moscatel tem público cativo, que retorna todos os anos para participar, como a visitante de Canoas-RS, Angela Chaves de Mello. Frequentadora do evento há cinco anos, traz a cada edição um grupo maior de amigos. No começo eram quatro casais, mas a turma aumentou tanto que nesse ano ela precisou dividir a caravana em duas noites. A primeira turma, com 31 pessoas, esteve no primeiro sábado, 31 de agosto, e a segunda, com 104 pessoas, no último sábado, 14 de setembro. “Estamos prevendo uma noite exclusiva para nosso grupo nas próximas edições, porque a cada ano mais pessoas que conhecemos ficam interessadas em desfrutar com a gente desse evento maravilhoso, que nos diverte e nos encanta mais e mais a cada edição”, elogia.

Para quem ainda não comprou ingressos e deseja conferir a proposta diferenciada, restam lugares apenas para sexta-feira, 20 de setembro, ao valor de R$ 150 cada.  Os ingressos podem ser adquiridos junto à Secretaria de Turismo e Cultura de Farroupilha, pelo telefone (54) 3261.6963 e e-mail turismo@farroupilha.rs.gov.br, e também por meio do sistema de compra online de ingressos Sympla.  O ingresso dá direito ao cardápio e às bebidas, servidos à vontade, e a uma taça personalizada do evento.

O cardápio da edição, elaborado pela chef Janete Canello com execução da equipe Dirceu Dalla Riva, é composto por: Aperitivos: Salame, Copa, Pães, Queijos de moscatel, colonial, parmesão e gruyère, Pasta de berinjelas com ervas finas,  Geleia de uva, Uva de mesa. Entradas: Salada colorida, com alface verde, tomate seco, palmito, azeitona preta e lascas de parmesão; Maionese Vegana, com batata, maçã, temperos e maionese de castanhas, azeite de oliva, alho e mostarda; Quinoa em grãos com cubinhos de cebolas tostadas, tomate, pimentões, uvas passas e amêndoas laminadas; Salada mix com brotos de alfafa, salsinha, abobrinha, tomate cereja, cenoura e pimentão amarelo. Pratos Principais: Costelinha suína ao molho barbacue, Filé de frango ao molho caprese, Medalhões de filé mignon ao molho de cogumelo fresco. Acompanhamentos: Mac and cheese com cheddar, Penne tricolor ao molho italiano, Arroz com espumante, uvas passas e mix  de nozes e castanha de caju, Risoto de tomate seco e alcachofra, Escondidinho de aipim com carne seca. Sobremesas: Cassata de leite condensado e coco com farofinha de nozes, Chantilly com morangos picados e merenguinhos, Taças de ganache com bombons picados, Pirâmide de Brownie, Cheesecake desconstruído, Tiramissu, Trufa.

A realização do 9º Festival do Moscatel é da Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin). Patrocinam o evento Mario Tur, Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria  Região Uva e Vinho (Segh), Tramontina, BiotecSul e Scholle IPN.

Informações: (54) 3261.6963 e turismo@farroupilha.rs.gov.br

Texto e fotos: Marciele Scarton/ImediataComunicação