Santa Rita: iniciam os trabalhos para criação da unidade de conservação ambiental

11 de setembro de 2019 13:20

 

  A Secretaria do Meio Ambiente já iniciou os estudos na área destinados a criação da unidade de conservação no Balneário Santa Rita. Nestas primeiras incursões já foi possível identificar diversas trilhas clandestinas que vinham sendo usadas por jipeiros, motoqueiros e ciclistas e que causaram um severo dano ambiental no ecossistema ali presente.

  A secretaria já está trabalhando para impedir o livre acesso nestes trechos e solicita a colaboração de toda a população para que não transitem pela área. O local contará com forte fiscalização, em parceria com a PATRAM. Lembrando que está expressamente proibida a entrada de qualquer pessoa não autorizada, sob pena de responsabilização.

  O estudo que se desenvolve visa orientar a criação de uma unidade de conservação no município de Farroupilha que permita a conservação do ambiente natural em um espaço dedicado à educação ambiental para a população. O trabalho também incorpora a viabilização do jardim botânico.

  Dentro das ações técnicas que já estão em curso, o Secretário Tiago Ilha destaca o transplante de cerca de 50 exemplares de xaxins, espécie nativa imune ao corte e ameaçada de extinção conforme legislação vigente, que foram retirados da localidade de Linha Ely, onde foi licenciado e está sendo implantado o asfaltamento para o Parque Salto Ventoso.  “Também estamos iniciando o controle da vegetação exótica presente na área que está afetando a biodiversidade local, principalmente exemplares de Pinus elliottii”, ressalta o secretário.

 

Leia também: http://farroupilha.rs.gov.br/2019/08/09/balneario-santa-rita-sera-transformado-em-area-de-preservacao-ambiental/

 

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Fotos: Secretaria do Meio Ambiente

E-mail: adrianalins@farroupilha.rs.gov.br

CONTATO

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3268.1611

Horário de Atendimento: 9h às 16h

CNPJ 89.848.949/0001-50

OUVIDORIA/FALA, CIDADÃO!

Aplicativo Fala, Cidadão!

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3261.6996 | Whatsapp: 984045537

E-mail ouvidoria@farroupilha.rs.gov.br

Horário de Atendimento: 9h às 16h