Aplicativo que mapeia o transporte público será lançado dia 12

12 de julho de 2019 15:05

O Transit mostra paradas de ônibus, trajetos e horários

 

 

 

  Em breve, um novo aplicativo para aparelhos móveis estará disponível para a população farroupilhense. Trata-se do Transit, aplicativo criado em 2012, no Canadá, e um dos maiores apps de trânsito do mundo. Farroupilha é a primeira cidade do Brasil e da América do Sul a ter o sistema de transporte público visível na ferramenta. O app é totalmente gratuito e poderá ser instalado a partir das lojas de aplicativos para os sistemas Android e iOS. O lançamento da ferramenta, com os dados do município, ocorrerá no dia 12 de julho, às 18h30min, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.

 

Entenda o projeto

  O processo que definiu a elaboração do aplicativo iniciou em 2015, quando o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas promoveu, em Porto Alegre, um encontro com bibliotecários das bibliotecas públicas de todo o Rio Grande do Sul para apresentar o Projeto Feito na Biblioteca, desenvolvido pela Caravan Studios, da Califórnia (EUA) e patrocinado pela Fundação Bill e Melinda Gates.

  A Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, que aderiu ao Projeto, realizou uma pesquisa, em que os cidadãos opinaram sobre quais aplicativos de celular poderiam beneficiar a cidade.

  Foram propostos apps para cinco finalidades e um aplicativo que permitisse o controle dos horários dos ônibus e sua localização venceu a votação.

  Em outubro de 2016, o coordenador do Projeto Feito na Biblioteca, Richard Abisla, e a diretora da Caravan Studios, Marnie Webb, estiveram em Farroupilha para apresentar o resultado da votação e quais seriam os próximos passos.

  No ano seguinte, a Caravan Studios iniciou estudos para construção de um aplicativo para o transporte público de Farroupilha. Desde lá foi constatado que já existiam inúmeras opções de aplicativos para este fim, mas avaliou-se que o mais adequado para a cidade, para atender às demandas da comunidade foi o Transit.

  Em agosto de 2017, o coordenador do projeto, Richard Abisla, concluiu que a cidade não possuía os dados do transporte público mapeados, no formato GTFS, que é o formato que os apps de transporte utilizam. Como solução, foi proposta uma força-tarefa para mapear as rotas do transporte coletivo urbano com o apoio de voluntários e uso de aparelhos de GPS. A orientação técnica ficou a cargo da empresa Trillium Transit Solutions, de Ontário, Canadá. Com esta etapa finalizada, assegurou-se que os dados apareceriam no app.

  Posteriormente, voluntários do IFRS – Campus Farroupilha, coordenados pelo professor Felipe Sampaio, receberam treinamento e atuaram no processo de mapeamento dos itinerários das linhas de ônibus da empresa Bento, no município de Farroupilha e, após a coleta de dados, as informações foram organizadas e inseridas no aplicativo.

  Em 2019, as atividades do projeto foram retomadas com voluntários do Comitê Jovem “ConectandoMentes”, da Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, que finalizaram o mapeamento das últimas linhas de ônibus, agora disponibilizadas no aplicativo Transit. 

 

Serviço: 

Lançamento do App Transit

Data: 12 de julho

Local: Salão Nobre da Prefeitura Municipal

Horário: 18h30min

 

Texto: Biblioteca Municipal Olavo Bilac e Adriana Lins

Edição: Adriana Lins

Criação: Jonas Viega

E-mail: adrianalins@farroupilha.rs.gov.br

CONTATO

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3268.1611

Horário de Atendimento: 9h às 16h

CNPJ 89.848.949/0001-50

OUVIDORIA/FALA, CIDADÃO!

Aplicativo Fala, Cidadão!

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3261.6996 | Whatsapp: 984045537

E-mail ouvidoria@farroupilha.rs.gov.br

Horário de Atendimento: 9h às 16h