Procon comprova: Combustível em Farroupilha é de qualidade

17 de maio de 2019 15:02

A fim de garantir a qualidade do combustível oferecido em Farroupilha, o Procon Municipal fiscalizou, de 14 a 16 de maio, os postos de gasolina e revendas de gás da cidade. De acordo com o coordenador do Órgão, Ademir Vanni, o monitoramento realizado em conjunto com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), comprovou que não há irregularidades ou adulterações em nenhum dos estabelecimentos.

Para poder fazer este tipo de vistoria, a Prefeitura assinou um convênio com a ANP em 2018, que proporcionou treinamentos ao Procon e incluiu Farroupilha na lista dos municípios habilitados pela Agência. A fiscalização se repetirá mensalmente, assegurando a qualidade dos combustíveis comercializados.

Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis

A ANP mantém o Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis, que coleta e analisa amostras de combustíveis em postos de todo o Brasil. Os principais resultados do Monitoramento são divulgados no Boletim Mensal da Qualidade, que apresenta os dados coletados até o mês anterior. A partir das informações obtidas nesse programa, das denúncias de consumidores e de outros órgãos, como Procons, Ministério Público e Polícia, a ANP direciona as ações e estabelece os roteiros da fiscalização. Se comprovada a adulteração são tomadas medidas, como autuação, lacre da bomba, fechamento do posto e multa.

Saiba mais: Qualidade dos Combustíveis no Brasil

Texto: Renata Parisotto