Hospital São Carlos poderá ser referência na Traumatologia de Alta Complexidade

7 de maio de 2019 16:02

 

O Hospital São Carlos poderá ser referência na Traumatologia de Alta Complexidade. A instituição foi escolhida devido a ótima avaliação da sua estrutura física, além de capacidade técnica instalada e qualificada. A proposta foi aprovada na Comissão Intergestores Bipartite- SETEC CIB/RS e encaminhada ao Ministério da Saúde.

De acordo com o projeto, o Hospital São Carlos será responsável pela Traumatologia de Alta Complexidade da 26ª Região de Saúde Uva e Vale, que abrange 12 municípios com população de 169.633, além de parte da 25ª Região Vinhedos e Basalto, totalizando 20 municípios.

Caso o São Carlos seja definido como referência, Farroupilha passará a ser o município sede, com abrangência para 382.516mil habitantes no atendimento de urgência e emergência, além de cirurgias eletivas. Atualmente, existe uma demanda de cerca de 2.500 procedimentos em espera.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Rosane Rosa o momento é histórico para o município. “Quero destacar a importância da participação de todos os Prefeitos e Secretários de Saúde destas duas regiões na construção desta habilitação. Também agradecer a Secretária Estadual da Saúde Arita Bergmann e toda sua equipe técnica, o total apoio e participação nesta construção tripartite”, declarou.

A Administração luta há muito tempo pelas melhorias nos serviços do Hospital São Carlos! 

 

Leia também:  Município pede habilitação do Plano de Ação Regional da Região Macro Serra do RS

Ano passado, o prefeito Claiton entregou ao Ministro da Saúde, Ricardo Barros pedido para habilitação do PAR – Plano de Ação Regional da Região Macro Serra do Rio Grande do Sul.

Neste Plano de Ação Regional estão incluídas todas as propostas de ampliação de serviços Hospitalares e de Urgência e Emergência para os Hospitais da Região MACRO SERRA – 5ª Coordenadoria Regional de Saúde que envolve 49 Municípios da Serra Gaúcha/RS.

Para o Município de Farroupilha estão contemplados nesse plano os seguintes serviços Hospitalares:

  • Habilitação da Porta de Entrada para o Hospital São Carlos;
  • Habilitação de mais três leitos de UTI Adulto;
  • Qualificação de cinco leitos de UTI adulto;
  • Habilitação de seis leitos de retaguarda;
  • Qualificação de seis leitos de retaguarda;
  • Habilitação do Centro de Trauma Tipo I.

As habilitações previstas no PAR representam um incremento de recursos financeiros para o Hospital São Carlos no valor mensal de R$ 318.000,00.

Além desses serviços ao Hospital São Carlos, a Atenção Básica de Saúde é contemplada com o SAD – Serviço de Atenção Domiciliar/EMAD – Equipe de Atenção Domiciliar, já implantada no Município de Farroupilha, que prevê um recurso mensal de custeio no valor de R$ 50.000,00.

 

 

  Texto: Caiani Lopes
Fotos:Divulgação
E-mail: imprensa@farroupilha.rs.gov.br

CONTATO

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3268.1611

Horário de Atendimento: 9h às 16h

CNPJ 89.848.949/0001-50

OUVIDORIA/FALA, CIDADÃO!

Aplicativo Fala, Cidadão!

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3261.6996 | Whatsapp: 984045537

E-mail ouvidoria@farroupilha.rs.gov.br

Horário de Atendimento: 9h às 16h