10ª Conferência Municipal de Saúde destaca prioridades na área em Farroupilha

15 de abril de 2019 14:37

Entre os temas propostos está a ampliação do atendimento das Unidades de Saúde

Com o objetivo de avaliar a situação da saúde pública municipal e elencar necessidades dentro da área, a 10ª Conferência Municipal de Saúde teve como tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. O evento foi realizado na sexta-feira, dia 12 de abril e iniciou às 8h30min no auditório CESF, com a presença de aproximadamente 150 pessoas.

A conferência foi divida entre três eixos:

1º – Saúde como direito;
2º – Consolidação dos princípios do SUS;
3º – Financiamento adequado e suficiente do SUS.

Cada eixo elencou prioridades para a saúde dentro dos seus temas. Após a elaboração desse documento, eles apresentaram suas propostas em plenário para avaliação. Entre as demandas aprovadas no conselho estão questões como: Ampliar o horário de atendimento das Unidades de Saúde; Ampliar o número de profissionais que atuam no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).  A secretária de Saúde Rosane Rosa, destacou o Programa de Residência Médica, como um case de sucesso realizado na saúde de Farroupilha. “Um trabalho importante, com o objetivo de fortalecer a atenção e atendimento básico. Se cuidarmos da prevenção, não precisamos ir para outro nível gerando muito mais custos”, salientou.

No eixo de Consolidação dos princípios do SUS, foram destacadas demandas como a ampliação do Programa Saúde na Escola e a ampliação do acesso à saúde mental, sobretudo de crianças e adolescentes. Sugestão de implantação de CAPSij. Entre as prioridades destacadas no eixo Financiamento adequado e suficiente do SUS, estão: aumentar o financiamento da Atenção Básica por parte do Estado e da União e aumentar o financiamento da assistência farmacêutica por parte do Estado e da União;

A partir dos pontos aprovados no encontro, os mesmos serão levados para discussão na Conferência Estadual da Saúde, que ocorre de 24 a 26 de maio, para buscar recursos e aprovação das emendas.

 

 

Texto e foto: Caiani Lopes
E-mail: imprensa@farroupilha.rs.gov.br

CONTATO

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3268.1611

Horário de Atendimento: 9h às 16h

CNPJ 89.848.949/0001-50

OUVIDORIA/FALA, CIDADÃO!

Aplicativo Fala, Cidadão!

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3261.6996 | Whatsapp: 984045537

E-mail ouvidoria@farroupilha.rs.gov.br

Horário de Atendimento: 9h às 16h