Prefeitura antecipa pagamento de férias da Educação

8 de janeiro de 2019 15:26

Pela primeira vez, administração garante benefício integral aos docentes ainda em dezembro

O poder Executivo de Farroupilha fechou o ano de 2018 com as finanças em dia e uma prova disso é que todos os professores e demais servidores da rede municipal do ensino receberam, já em dezembro, o pagamento referente à antecipação das férias.

Esta foi a primeira vez, durante o governo Claiton, que foi possível quitar integralmente o benefício no mesmo ano. Cerca de 700 servidores, entre professores, merendeiras, equipe de limpeza, entre outros, receberam os recursos que ultrapassaram R$ 1,6 milhão.

Segundo o secretário de Finanças, Benami Spilk, além da economia dos recursos públicos gerada pela Administração Municipal em 2018, outros fatores, como o aumento na arrecadação foram fundamentais para alcançar o resultado. “Reduzimos os gastos neste ano, melhorando os investimentos e otimizando a máquina pública, o que nos deu uma margem para fecharmos o ano com as contas positivas. Além disso, tivemos uma arrecadação maior do que a prevista no orçamento”, declarou o secretário.

Em 2017, a prefeitura conseguiu antecipar apenas 20% do pagamento das férias em dezembro daquele ano, restando um saldo para janeiro de 2018. Se forem considerados os dois pagamentos apenas em férias para os servidores da educação, o montante ultrapassa os R$ 3 milhões destinados aos direitos dos servidores no ano passado.

Antes disso, nos anos de 2013 e 2014, o município já se preocupava com o pagamento antecipado das férias, tendo garantido 70% dos recursos em dezembro e saldado o restante em janeiro dos anos subsequentes.

Para o prefeito Claiton Gonçalves, a valorização dos profissionais de educação é fundamental para a manutenção da prestação de um bom serviço. “São os professores, os funcionários de escolas, que estão lá na ponta cuidando do que temos de mais importante para o futuro do nosso município: as nossas crianças, e eles devem ser valorizados”, afirmou.

O esforço da prefeitura em distinguir o trabalho dos servidores é comemorado pelo Diretor Geral da Secretaria de Educação, Vinícius de Cézaro. “Percebemos o empenho da Administração Municipal em reconhecer o trabalho, a dedicação e a doação destes profissionais que atuam pela educação do município”, avalia.

Texto: Tomaz Graciliano
Foto: Arquivo/Prefeitura