ID Jovem: conheça os benefícios oferecidos aos jovens de baixa renda com 15 a 29 anos de idade

7 de janeiro de 2019 12:10

 

Meia-entrada em eventos e no cinema, viajar de graça ou pagando menos. Esses são alguns dos benefícios oferecidos pelo ID Jovem, programa do Governo Federal que garante todos esses benefícios a jovens de baixa renda, que podem emitir a carteira pela internet e também por smartphones.

Segundo a lei, a carteira dá direito à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, como salas de cinema, teatros, espetáculos musicais e circenses, além de eventos educativos, de esporte, de lazer e entretenimento em todo o País, realizados em locais públicos ou privados.

Também são reservadas aos jovens cadastrados duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto de 50%, depois de esgotadas as grátis, no transporte interestadual.

O benefício é voltado para jovens com 15 a 29 anos de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. É necessário ainda estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Em Farroupilha o programa é desenvolvido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação. No município, mais de dois mil jovens estão aptos para o benefício, porém, poucos procuraram o benefício até o momento.

“O ID jovem coloca em prática os direitos do jovem, oportunizando a acessos a viagens, esporte, lazer e cultura. Ele insere o jovem nessas esferas e proporciona momentos de aprendizagem e entretenimento. O jovem farroupilhense deve emitir seu ID e usufruir deste benefício”, explica o diretor do departamento de juventude da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Juliano Baumgarten.

Como gerar ID Jovem

Para gerar a ID Jovem basta acessar o https://idjovem.juventude.gov.br/emitir-id-jovem através do computador ou por smartphones. Mas é preciso informar o NIS – Número de Identificação Social, disponível no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na Carteira de Trabalho.

Mais informações sobre o programa ID Jovem podem ser obtidas na Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude através dos telefones 54. 32687073 ou 996373010.

 

Texto: Claudia Chiele

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br

CONTATO

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3268.1611

Horário de Atendimento: 9h às 16h

CNPJ 89.848.949/0001-50

OUVIDORIA/FALA, CIDADÃO!

Aplicativo Fala, Cidadão!

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3261.6996 | E-mail ouvidoria@farroupilha.rs.gov.br

Horário de Atendimento: 9h às 16h