Distribuição do larvicida BTI deve ocorrer até o fim do mês

6 de dezembro de 2018 15:44

A distribuição e aplicação do larvicida BTI, para controle da proliferação do mosquito borrachudo, teve atraso neste ano em função da nova legislação.

Segundo o Departamento de Controle de Simulídeos da Secretaria Municipal de Saúde, a retomada da distribuição do produto vai ocorrer no final deste mês, após aprovação de um projeto.

O projeto de gestão e manego exigido por legislação federal foi elaborado e envolve levantamentos de acordo com a Resolução Nº 467, de 16 de julho de 2015 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que, entre outras questões, estabelece normas para a aplicação do larvicida. A Resolução exige estudo, medição e mapeamento de arroios e córregos do município.

Este levantamento foi concluído e agora está na fase de aprovação de três conselhos municipais: Agricultura, Saúde e Meio Ambiente. Após isso, o projeto será encaminhado para a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, que irá liberar a aplicação.

A aplicação de produto químico sem o atendimento ao que dispõe a Resolução 467, é considerado crime ambiental. Dessa forma, a recomendação é que a população utilize os meios convencionais para prevenir a picada de mosquito, como uso de repelentes, mosquiteiros e roupas compridas.

No mês de novembro foi realizada uma palestra no auditório do Ceac com Eduardo Kieling, da 5º Coordenadoria Regional de Saúde, que abordou com as lideranças das comunidades problemas ambientais relacionados ao aparecimento do inseto e ações de manejo ambiental com vistas a diminuir o borrachudo.

 

 

 

Texto e fotos: Claudia Chiele

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br

CONTATO

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3268.1611

Horário de Atendimento: 9h às 16h

CNPJ 89.848.949/0001-50

OUVIDORIA/FALA, CIDADÃO!

Aplicativo Fala, Cidadão!

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3261.6996 | E-mail ouvidoria@farroupilha.rs.gov.br

Horário de Atendimento: 9h às 16h