Evento apresentará Plano Estratégico Farroupilha 20-40

5 de dezembro de 2018 16:23

 Além do 20-40, cerimônia também será marcada por homenagens a farroupilhenses que levam o nome da cidade pelo mundo e pela apresentação da nova melodia do hino municipal

 

    Na próxima terça-feira, 11, Farroupilha completa 84 anos de Emancipação Política. Ao longo dessas oito décadas, o número de habitantes cresceu, a matriz econômica se diversificou e a cidade alcançou notoriedade no Brasil e no mundo. Projetos públicos e produtos de todos os setores evoluíram de tal modo, que passaram a ocupar meios de comunicação e receber reconhecimento público.

    Farroupilha é Berço da Imigração Italiana, maior produtora de uvas moscateis do país, cidade livre do analfabetismo, tem um dos melhores índices de Desenvolvimento da Educação Básica do Brasil e cidade modelo na inovação para abertura de novos negócios. Todas essas conquistas se devem ao capital humano e intelectual da nossa cidade: desde os primeiros imigrantes italianos, que deixaram aqui os traços da fé e do trabalho, passando pelos trabalhadores do campo, da indústria, do comércio e do serviço, até nossos dirigentes que contribuíram para a expansão de Farroupilha.

 

    Assim como qualquer instituição, empresa, município ou nação, Farroupilha também tem suas referências. Pessoas que aqui nasceram, cresceram e que hoje levam o nome da nossa cidade para outros estados e países, através do seu trabalho. Para homenagear quem faz parte da história e ao mesmo tempo olhar para o futuro do município, a Prefeitura preparou um evento de trabalho para a noite do dia 11 de dezembro. A partir das 20h, no Golden Garden, três farroupilhenses receberão o título de Embaixadores de Farroupilha no Mundo, o Hino de Farroupilha será consolidado com uma nova roupagem e o Plano Estratégico Farroupilha 20-40 lançado para a cidade e o Brasil.

 

Embaixadores de Farroupilha no Mundo

 

Destinado a reconhecer personalidades cuja capacidade profissional e dedicação pessoal promovem a divulgação econômica, social e cultural de Farroupilha, a prefeitura instituiu o Título de Embaixador de Farroupilha no Mundo, por meio da Lei Municipal N.º 4.282, de 08 de dezembro de 2016.

Na ocasião, serão agraciados com os títulos referentes aos anos de 2016, 2017 e 2018, respectivamente, Alexandre Grendene Bartelle, Fernando Lucchese e José Carlos De Nardi.

 

Alexandre Grendene Bartelle

 

Cofundador e presidente da empresa de calçados Grendene, uma das maiores exportadoras de calçados nacionais, com sede em Farroupilha. Através das marcas da empresa fundada em 1971, como Rider, Grendha, Melissa, Ipanema, a multinacional leva o nome da cidade pelo mundo.

 

Fernando Lucchese

 

Com 40 anos de medicina, o farroupilhense já realizou mais de 30 mil procedimentos cirúrgicos. Atualmente dirige o Hospital São Francisco de Cardiologia, um dos hospitais da Santa Casa de Porto Alegre. Como professor fez sua carreira na Fundação Federal de Ciências Médicas, antiga Faculdade Católica e atual Universidade Federal de Ciências da Saúde, em Porto Alegre. Desde jovem Lucchese fascinou-se pela literatura. Foi aos 50 anos, que lançou seu primeiro livro Pílulas para Viver Melhor. A partir daí foram mais 14 livros, um total de 1,5 milhões de exemplares. Possui ainda diversos artigos científicos publicados em outras línguas.

 

José Carlos De Nardi

 

José Carlos de Nardi é General de Exército brasileiro, ex-chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas. Ingressou nas fileiras do Exército Brasileiro em 1961, sendo declarado Aspirante a Oficial de Artilharia pela Academia Militar das Agulhas Negras em 1967. Coordenou a segurança da visita do Papa ao Brasil, das Olimpíadas e Copa do Mundo 2014. Ainda foi Ministro da Defesa.

 

Hino do Município

 

O hino de Farroupilha – composta por Jônatas de Souza Reis e escrita por Dolores Salete Zanonato Maggioni – receberá nova roupagem. A melodia será apresentada durante o evento e a nova versão passará a ser entoada em escolas e eventos oficiais do município.

 

Plano Estratégico Farroupilha 20-40

 

 

    Para se desenvolver ainda mais, Farroupilha necessita de um novo salto, de um projeto concreto e colaborativo, que transforme-a em uma cidade mais acessível, tecnológica, sustentável, justa e inovadora. Este é Farroupilha 2040. Um plano estratégico, que tem como objetivo principal apresentar uma visão de futuro construída conjuntamente pelo governo municipal e pela sociedade cível, que contribuirá com informações críticas e proposições, além de elencar prioridades para os próximos 20 anos.

    O Plano, que será apresentado durante a cerimônia, está dividido em seis eixos norteadores do desenvolvimento sustentável de Farroupilha. São eles: Gestão Pública, Desenvolvimento Social, Qualidade de Vida, Infraestrutura, Economia e Inovação. Os mesmos ainda estão subdivididos em demais categorias, que incluem o enxugamento da máquina pública, saúde, educação, segurança, lazer, valorização dos espaços públicos, mobilidade urbana, agricultura e agropecuária, novas tecnologias, resíduos, eficiência energética, entre outros.

    O 20-40 servirá à cidade como um instrumento de planejamento, que indicará caminhos, apontará soluções, projetará a cidade do futuro e será capaz de auxiliar na melhoria de vida da população. O projeto será coordenado pela Prefeitura de Farroupilha, através de uma comissão, que garantirá que todos os setores da sociedade sejam ouvidos. 

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Fotos: Adroir Fotógrafo, Arquivo pessoal, Revista Forbes, Gaúcha ZH

imprensa@farroupilha.rs.gov.br

CONTATO

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3268.1611

Horário de Atendimento: 9h às 16h

CNPJ 89.848.949/0001-50

OUVIDORIA/FALA, CIDADÃO!

Aplicativo Fala, Cidadão!

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3261.6996 | E-mail ouvidoria@farroupilha.rs.gov.br

Horário de Atendimento: 9h às 16h