Prefeitura contrata pesquisa sobre transporte público

9 de novembro de 2018 11:55

Em 2019, será aberta licitação para contratar empresa de transporte público em Farroupilha. Para melhor avaliar quais as necessidades dos usuários, uma pesquisa está sendo aplicada pela empresa Matricial Engenharia, em diversas linhas dos ônibus paradas urbanas.

Por conta das dúvidas que chegaram até o poder público em relação a veracidade do trabalho, a Prefeitura esclarece que os usuários podem responder às perguntas dos agentes e inclusive incentiva que os passageiros participem, sugerindo melhorias e mudanças.

Nessa primeira etapa estão sendo levantados dados referentes ao sistema de transporte coletivo urbano e em seguida, os agentes coletarão informações sobre itinerários, quadro de horários das linhas, perfil da frota de ônibus, demanda, valor de tarifa, entre outros itens, além de realizar pesquisas de campo.

Vale lembrar que os pesquisadores estão identificados com crachá e uniforme da empresa e que o estudo é aplicado em entre terça e quinta-feira, em semanas sem feriados e fora do período de férias escolares. Com os dados e informações, será possível desenvolver análises, calcular índices e parâmetros de produtividade operacional, identificar trechos críticos e verificar o equilíbrio entre demanda e oferta, com o objetivo de oferecer um serviço de qualidade à população.

Texto: Renata Parisotto

imprensa@farroupilha.rs.gov.br